sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Francisco Assis – Ou quando os eleitos têm nojo dos eleitores...


Surripiei ao Vítor Dias este “recorte” a que “agrafei” a cara do protagonista deste post. Trata-se de um artigueco do Público de ontem, onde Francisco Assis defende que o PS deve fazer um “compromisso histórico” com a direita. Claro que ele chama ao PS “esquerda democrática” e à direita “centro-direita”... mas o meu gosto por eufemismos já viu melhores dias.
Ao que parece, Assis confessa que durante o tempo em que o povo lhe estava a pagar para participar no debate do Orçamento de Estado, ele estava em “retiro”, na biblioteca da Assembleia da República, escrevendo o tal artigueco... certamente para ganhar a sua vidinha com alguma maçaroca extra, já que não acredito que escreva para o Público de borla.
Diz ainda que do lugar em que se encontrava, conseguia ouvir a «vozearia distante» dos manifestantes que se aglomeravam lá fora, aproveitando para dar mais uma insolente pincelada literária na manifestação: «lá fora, uma pequena multidão ululante invectiva os representantes eleitos da República e contesta, com fúria, as mais recentes medidas governamentais».
Claro que o deputado Francisco Assis, que parece detestar tanto as manifestações populares quanto detesta o Renault Clio, tem todo o direito à sua opinião, razão pela qual não me coibirei de deixar aqui também a minha.
Primeiro, para concordar com Assis. De facto, o “compromisso” do PS com a direita é “histórico”. Tão histórico que já vem, pelo menos, desde o 25 de Abril de 74!
Segundo, vou refrear a vontade de chamar pelo nome um “socialista” e deputado de uma democracia, que chama a uma manifestação legítima, contra o ataque mais selvagem que foi feito ao povo português... “vozearia distante” e “pequena multidão ululante”.
Terceiro, para me espantar pelo facto de Assis, um deputado eleito, não saber que os eleitores têm todo o direito de “invectivar” os eleitos, sempre que considerem estar a ser traídos por aqueles... e nunca como agora isso foi tão evidente!
Quarto, sobre a perturbação que parece ter causado a Assis a “fúria” com que os manifestantes contestavam as “mais recentes medidas governamentais”... lamento muito o seu choque, mas nem toda a gente domina a técnica apurada da “abstenção violenta” do seu secretário-geral.
E pronto... acho que, no geral, fui bastante contido... mesmo tendo as maiores dúvidas de que (pelo menos hoje) Francisco Assis o merecesse!

22 comentários:

Anónimo disse...

Ele que apareça em Felgueiras!! O pessoal tem saudades de "aquecer" as orelhas dele....

ACosta disse...

O Jardim da banca tem seguidores, talvez, mesmo, representantes.

Anónimo disse...

Samuel, vens um pouco atrasado, talvez até te fique bem a alcunha de "O renegas". Renegaste o PS em favor do "Povo/Mfa"(Versão PC), tudo tens renegado de forma isolacionista, tudo o que não fosse controlado pelo PCP e suas alcunhas é claro. Vê lá tu que até atiraste ao tapete um governo que sabias não ter alternativa decente e credível à esquerda, preferindo a solução que obviamente traria um mais duro, mais mobilizador para o obectivo do PCP que é só um: Sobreviver. Desde que te topo ó PCP, alianças só contigo prório. Em nome do socialismo/comunismo. Os Samuel e sus muchachos preferem um bom pretexto para o martírio na praça publica do que a vitória do realismo que procura o progresso.
Não verás certamente, mesmo que fosses tu eterno, a utopia onde investiste oe neurónios. Os fanáticos são assim: Da dialética só conhecem a parte
final que já tinham como objectivo: Vitória ou morte! É irracional? que se f..., ficarei na história como mártir!
Acautela-te porém: Os cemitérios estão cheios de fanáticos que não chegaram ao poder.
OK, na fase em que já estás preferes que os teus filhos tenham um pai herói. Não venhas é fornicar os filhos dos outros que não são tão parvos como tu os pintas. E não adianta lavares as mãos!

samuel disse...

Anónimo (16:32):

Está bem, ó parvalhão! É uma opinião… se bem que, de todo, não entendi a parte do "renegaste o PS em favor do Povo/MFA (versão PC)" . :-) :-)

Mas que mal pergunte… o que é que esta arenga toda tem que ver com o post? :-) :-) :-)

Pata Negra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graça Sampaio disse...

Subscrevo! E mais sou PS e sempre fui! (A continuar assim, vejo jeitos de deixae de ser...)

Pata Negra disse...

Não é o Francisco ou António que estão mal, o que está mal é um partido SOCIALISTA que muito brevemente, depois de queimar o imberbe Seguro na linha da frente, fará do Chico Assis ou Assado Costa o seu Passos da linha da troika!
Fazem merda de direita e depois culpam a esquerda "não democrática" por não os apoiar! È preciso de descaramento!
(Ó Samuel, com anónimos destes, não há esquerda "não democrática" que resista à sedução da esquerda "democrática"! Tão democrática que até só se mostra anonimamente!)
Um abraço democrático

Luis Filipe Gomes disse...

Este Francisco de Amarante, porque de Assis era o outro que gostava de todos os animais; este Francisco de Amarante é impetuoso como um Touro.
Um touro letrado e baboso, versando filosofias baratas para a humilhação dos que o mandataram para sua defesa.

Anónimo disse...

Samuel, estás a fazer uma tradução restritiva da palavra renegar que resumes, presumo, a "deixar", quando pode e deve ser entendido como detestar e outras rejeições que te apeteça.
Quanto ao porquê. Porque toda a gente está careca de saber que do PS nem o cheiro suportas, é mesmo o principal inimigo do PCP que engoliste como hóstia. E também porque atacas alguém, porque sim, e que está longe de ser um trauliteiro em qualquer sentido e que foge normalmente a martelar slogans. Será por isso que te limitaste a uma frase de um texto.
E deixemo-nos de tretas: Não és nem serás um analista da realidade, antes um vendedor de um produto estragado. Os vendedores, alguns, estão convencidos da bondade da sua propaganda mas já devias ter juizo para perceber a complexidade das "facilidades" que tentas vender. E a falsa ingenuidade fica-te mal: Nunca deitaste um governo abaixo que não fosse do PS, dedicaste-lhe sempre até um "carinho" especial, ajudando a concorrência. Masoquismo? Cumprimentos ao Passos e ao Portas a quem deste uma ajudinha. Sem esquecer o prodígioso Gaspar!
As minhas desculpas pelo precioso tempo que te estou a tomas...

trepadeira disse...

Há cambada que só pensa no tacho.
Este parece que nunca gostou de ser contrariado,quanto mais apupado e obrigado a prestar contas.

Um abraço,
mário

Anónimo disse...

Pata negra, tens toda a razão com essa malta que não se identifica! Para compensar a tua fotografia é conhecida em todas as feiras. Assim pelas impressões digitais que mostras e pelo nome de família que ostentas só te posso elogiar!
Loja do Cidadão.

samuel disse...

Anónimo (21:22):

Agora está muito mais bem explicado, e um poucochinho mais bem educado, sim senhor!
Apesar de o seu argumento ser de fancaria, está bem explicado.

Depois de vocês andarem, durante décadas, a fazer coligações com o PPD ou o CDS, ou a fazer governos sozinhos praticando as políticas que, durante muito tempo e até hoje, nem eles tinham coragem de infligir aos trabalhadores, ou logo depois de Abril a trair a Revolução a mando (e nos braços) da CIA de Carlucci… de repente foi esta votação coincidente que vos escandalizou. Temos pena!

Ainda por cima, perante um governo que está moribundo e podre, têm "aquilo" como dirigente, borrado de medo que lhe caia o poder nas mãos antes de estar concluída toda a destruição do país que vos dará um jeitaço… pois já não terão que tomar as medidas odiosas que estes estão a tomar… e que no fundo, na sua maior parte, vocês defendem. Pelo menos, as "viúvas" de Sócrates!

Quanto à minha putativa aversão ao PS… enxergue-se! Tenho grande consideração por muita gente do PS, gente com que você, pelos vistos, não tem nada em comum… para além de todos TEREM NOME E CARA. Já pelo partido como um todo, o próprio partido se tem encarregado de o evitar… e mesmo que eu caísse na tentação de uma aproximação, ainda que apenas intelectual e virtual, apareceria logo um caceteiro aticomunista primário, reaccionário e básico para me fazer desistir da ideia. :-) :-) :-)

É nessas alturas que me lembro dos tempos idos das vossas conspirações com os sectores mais reaccionários, quando não, mesmo fascistas, da Igreja Católica, e com os restantes terroristas de extrema direita, terroristas com quem, nalguns casos, andaram de casa e pucarinho para conseguir afastar as populações dos militantes comunistas, incendiar sedes de sindicatos, centros de trabalho do PC…

Tenha vergonha na cara!!!

Olinda disse...

O menino estâ a perder a vergonha que nunca teve,Gritos ululantes ouviu sim,mas,nem no espaco,nem no tempo,que disse ouvir.Que nojo de criatura,apesar do rosto de anjinho.

Anónimo disse...

Ó Samuel, olha que até é possivel hoje pôr uma máquina a fazer um discurso e a repetir uns slogans pré-programados, o dificil é que ela também consiga pensar. Tu estás programado e quem te meteu o programa nos neurónios já cá não está ou perdeu o controle da máquina. Pâciência, vamos ter que continuar a ouvir a cassete, conforme se vê no descuido teu aí atrás.
Entraste pelo caminho mais fácil ao dizer que conheces muita gente do PS que consideras. Ó pá, se andas por este mundo certamente terás notado que anda por aí muita gente que se diz de várias coisas e depois quando damos por isso verificamos que são simplesmente contra. Mas contra o quê? Ora, contra esta merda, estes ladrões (que são todos é claro...). Se tiveres paciência experimenta pedir a esses PS de que falas cheio de orgulho, porque raio não aderem eles ou não aderiram até agora ao PC, o tal amigo do povo, cuja receita o pessoal cospe ou já cuspiu por esse mundo fora.
Samuel, esta tua caixa de comentários é um exemplo acabado da limitada capacidade de dizer qualquer coisa com nexo que demonstre a viabilidade da tal alternativa que justificou, e contribuiu objectivamente, para a entrega do poder a defensores declarados de deitar abaixo tudo aquilo que dizes defender. Pecado que repetiste e repetirás! Quem é que aqui ficou maluco? Qual a possibilidade de classificar esta atitude como lúcida? Eu tenho uma teoria passional que o justifica, tal qual pretendente rejeitado por moça jeitosa mas com outra preferência e que jurou a si próprio: "ou és minha ou não serás do outro"!
Figurativamente Samuel, vais ficar sem a moça por quem te apaixonaste! Sim porque tu não pensas nas variáveis e na exequibilidade das coisas, apenas te apaixonaste.
O meu pobre avô disse-me um dia que só não queria morrer antes do Salazar. O seu analfabetismo não lhe permitia juntar mais argumentos ao sentimento. Infelizmente não teve sorte e foi-se antes do salazar. Mas tu ó Samuel, tens "teclado" para perceber que uma só razão não chega para desembarcar no paraíso (neste caso o teu)
E pronto, eu continuo a ser anti-PCP, temos um contencioso muito antigo. Até quando? Suspeito que infelizmente ainda falta muito tempo.

samuel disse...

Anónimo (16:37):

Uau! Brilhante!!!

Então… ficamos assim!

Até… :-) :-) :-)

Joaquim Nunes disse...

O Francisco Assis pensa e de acordo com o que diz é razoável e prudente
A situação é tal que ou o pessoal
PENSA ou então tomem o palácio de belem,façam a unidade de operários e camponeses,cantem a internacional e depois vão buscar o dinheirito ao
TOTTA

samuel disse...

Joaquim Nunes:

Quanto à sua opinião sobre Assis… é livre e legitima.

O resto… francamente!

Ainda acha que os vencimentos dos trabalhadores são um favor dos patrões?
Se o país produzir e tiver controlo sobre aquilo que produz, se o país não for vendido a retalho… sabe onde é que o "totta" pode ir enfiar os seus "favores"? :-) :-)

Saudações

Luis Rodrigues disse...

Quem foi que pois estes tipos no poleiro? Quem foi ?E depois vem falar de alianças entre o PS e a direita ,
Tenham é juízo! Andam há 38 anos sempre no bota abaixo,querem o poder
de ficar de fora para ser mais fácil,
desgovernar,o pessoal desde 89 percebeu o que voçês fabricaram uma imensa mentira,vejam como ficaram os desgraçados países do Leste,culpem a CIA que é a culpada da vossa predileção.

samuel disse...

Luis Rodrigues:

"Quem foi que pôs estes tipos no poleiro?"

Ó amigo Luís… essa é fácil! Foi quem votou PSD e CDS. Mais alguns que nem se deram ao incómodo de ir votar. Ou não???!!!

O resto é a vossa já roufenha (e um bocadinho confusa) cassete… :-) :-)

Saudações.

domingos estanislau disse...

Que nojo este anonimo, este Luis Rodrigues, este Joaquim Nunes e outros quejandos que proliferam por este País que se julgam os unicos democratas de Portugal. Estes anedotas e traidores,quando a razão lhes foge, ligam a cassete e lá vem o anticomunismo,é realmente a defesa de quem não tem argumentos. Vocês já cheiram mal, não só pela traição, mas porque coitados são parcos de ideias.

Manuel Delgado disse...

Bons dias
Há algum tempo que não deambulava por aqui.
Ao que isto chegou, os Comunistas a falarem de cassetes!?!?!? Isto esta que ferve, mas em lume brando!:)))))
Um abraço Samuel.

Edward Soja disse...

(Deixando de lado anticomunismos, anti-pê-éssismos, isto é tudo ismos, parole, parole, parole e o Zé é que se lixa, cá o pintas é sempre o mexilhão... )

A propósito de linguagem, também o que não está, sem dúvidas (ele próprio o disse), do lado das vítimas Nuno Magalhães chamou, no Prós e Contras, aos partidos que têm governado o país "partidos do arco da governabilidade".

Foi no meio de muita mais propaganda que o disse e muita gente não terá notado, mas é através destas designações não analisadas e em que não paramos para mastigar devidamente que lá vamos engolindo coisas que não queremos: é que depois, quando dermos por ela, já pensamos como eles...!

Mas como dizia o O'Neill:

"
Você tem me cavalgado, seu safado! Você tem me cavalgado, mas nem por isso me pôs a pensar como você. Que uma coisa pensa o cavalo; outra quem está a montá-lo."

E com este poemita fantástico se conclui, se analisarmos bem, que mudamos de interesses se mudarmos de posição. Embora a relação não seja necessária, é sempre útil para sabermos a posição de quem não defende o que defendermos.
E, dialecticamente, sabermos a posição que ocupamos.

Abraço, amigo Samuel.

(Um amigo meu disse-me ter ficado arrepiado com uma interpretação sua de uma canção do Zé Mário (já não me lembro de qual): "É impressionante", disse.
:)
)

(E a par destas coisas, arrepiado fico eu a imaginar, como o ouvi, o João Lóio a interpretar a "Coro dos Caídos"...
brr...
O Zeca tinha a voz fininha... e mesmo assim!... )

Agora outro abraço, também.

Eduardo,
Braga