quarta-feira, 18 de março de 2009

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...





O Manuel Freire foi o primeiro a mostrar-me este texto "histórico". Entretanto, já o recebi por mail mais umas quantas vezes, por isso, aí vai:


Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:


- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...


Pedro interrompeu: 
- Temos que aprender isso de cor?

André disse: 
- Temos que copiá-lo para o caderno?

Tiago perguntou: 
- Vamos ter teste sobre isso?

Filipe lamentou-se: 
- Não trouxe o papiro-diário.

Bartolomeu quis saber: 
- Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão: 
- Posso ir à casa de banho?

Judas exclamou: 
- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se: 
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?

Tadeu reclamou: 
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?

Mateus queixou-se: 
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!




Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:


* Onde está a tua planificação?

* Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?

* E a avaliação diagnóstica?

* E a avaliação institucional?

* Quais são as tuas expectativas de sucesso?

* Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?

* Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?

* Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?

* Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?

* E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
* Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
* Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:

* Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado, em devido tempo, pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva. 


... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

Também recebi. Tem piada.

Abraço.

Adriana disse...

É assim..

Maria disse...

Estiveste a ver o debate na AR?

:)

Abreijos

Pata Negra disse...

Os alunos são todos bons, podem faltar e passam todos! Já o mesmo não se pode dizer dos professores!

samuel disse...

Caras e caros:
Para aguentar mais do que 33 anos é preciso ser santo!