Embalados pelo facto, praticamente incontestado, de que quase tudo o que Paulo Portas diz é propaganda, ou demagogia, ou uma idiotice... ou um "mix" das três, os responsáveis e analistas de todo o espectro político, arrasaram a recente proposta do dirigente do CDS, de fazer um referendo sobre questões de segurança, envolvendo o fenómeno da criminalidade, julgamentos “simplex” na hora, cumprimento de penas, etc., etc.
Lamento contrariar toda a gente, mas desta vez estou com Paulo Portas e com o seu projecto de referendo. Deve fazer-se, sim! Estou tão de acordo, que até quero contribuir com algumas perguntas para o dito cujo.
Assim, além da pergunta que Paulo Portas já revelou, «querem que um delinquente apanhado em flagrante a cometer um crime seja, obrigatoriamente, sujeito a um julgamento rápido, em regra nas 48 horas seguintes?»... mais todas as outras que certamente já terá na manga, sobre a “ciganada”, os imigrantes, os malandros que vivem sem trabalhar com a fortuna do Rendimento Social de Inserção... e tudo o resto... eu acrescentaria as seguintes propostas de perguntas a referendar:
√ Acha que o Dr. Paulo Portas devia ser julgado por ter participado no negócio ruinoso dos (inúteis) submarinos, com centenas de milhões de euros de prejuízo para o país?
√ Acha que o Dr. Paulo Portas devia ser preso por ter fotocopiado e roubado milhares de documentos do Ministério da Defesa e tê-los levado para casa, ou para o CDS?
√ Acha que o Dr. Paulo Portas devia indemnizar o Estado, por ter vendido como sucata o património de uma fábrica de armamentos, tendo deixado ir no pacote as patentes e planos de uma arma ligeira de concepção portuguesa, que agora está a dar milhões de dólares de lucros aos felizardos que a compraram por uns miseráveis 40 mil Euros?
E pronto. Agora não me ocorre mais nada... mas sintam-se livres e convidados para contribuir com mais sugestões.