segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cultura doente



Ontem, antes de começar realmente o evento político que me levou a Évora, foram várias as minhas incursões a pequenos cafés da 5 de Outubro, à entrada da Sé, mais para apreciar a cara espantada dos turistas com o espectáculo de tantas bandeiras a chegar... e ao recatado Largo Dr. Mário Chicó, ao qual se chega directamente do grande espaço do Templo Romano e que tem vista para as injustiçadas (por menos vistas) traseiras da dita Sé.

Aí, numa casa de um só piso, daquelas “bem à Évora”, está instalado o que me pareceu ser apenas um dos departamentos do “Instituto de Cultura Vasco Vill’Alva”, neste caso o seu “Museu de Carruagens”.

Lido o letreiro, ao longe, lá fui para espreitar qualquer coisa que pudesse estar à vista através das portas ou janelas, já que como grande parte dos nossos museus, este também fecha ao Domingo... exactamente quando a maior quantidade de turistas, sobretudo os nacionais, andam a passear pelas nossas cidades, vilas e aldeias. Afinal não dava para espreitar nada, mas (infelizmente) deu para ver outra coisa.

O “instituto tal e tal”, dadas as intervenções no património em que está envolvido, o ar das instalações, as publicações que apoia e as que edita, os arquivos históricos (de vária ordem) que possui, mesmo sendo uma associação sem fins lucrativos, vê-se que deve mexer com verbas importantes... ou pelo menos, devia, fossem elas originárias de rendimentos próprios ou de (justificados) apoios públicos.

Mas não! Chegado à porta de entrada, lá estava a “realidade tuga” a abater-se sobre mim, na forma de uma triste folha de papel em formato A4, que num assomo de “despesismo” os responsáveis resolveram fazer em papel timbrado e numa impressora, em vez de um papel qualquer, escrito à mão (valha-nos pelo menos isso!...).

Encerrado por tempo indeterminado
por motivo de doença
da funcionária.

Desejo, sinceramente, as melhoras da senhora... e do país!

9 comentários:

manuela galhofo disse...

É esta politica de um governo que nos tem empurrado para a vil tristeza...O pior é que esta falta de respeito se repete em todos os ministérios.Como querem sócrates e lurdes que as nossas crianças tenham gosto em continuar na escola,quando p.ex.(só) hoje conheci o horário da minha neta que,com 9 anos,vai iniciar amanhã o 5º ano e os sabichões decidiram que com esta idade é muito natural iniciar aulas às 08.15,saír às 14 e regressar ao final da tarde para mais uma hora....É a isto que eles chamam dar atenção às crianças?Deve ser...por isso,os meninos deles andam em colégios particulares...
Desculpem o desabafo,mas chegou mesmo a hora da mudança e da ruptura com esta politica,seja a que nível fôr é uma vergonha.

Pata Negra disse...

E ainda dizem que os funcionários não fazem nada! Valorosa funcionária, essa, de quem depende tanto!
Um abraço (esperava ter-te conhecido no domingo no zambujal - faltaste? fizeste mal!)

Maria disse...

Que tristeza...
Esperemos melhores dias. Mais tarde ou mais cedo hão-de chegar!

Abreijos

samuel disse...

Manuel Galhofo:
Tudo concorre para que seja hora de correr com as políticas desta gente.

Pata Negra:
Deve ser por isso que adoece... não aguenta a pressão... ☺
Teria sido bom conhecer-te! Fisicamente, faltei. Teve mesmo que ser!

Maria:
Anda tanta coisa a necessitar de melhoras...


Abreijos gerais!

virita disse...

Com tanto que observar,questionar,cheirar espero que este vos tenha levado ao "Quarta-Feira",pois além de uns cheiros gulosos,entra-se no reino da cultura gastronómica ..um outro bem essencial ao nosso país!

Abraços saudosos

Antuã disse...

O que esperavas em tempos socretinos?!...

Fernando Samuel disse...

Este é o país do «segue dentro de momentos» e em que os ditos «momentos» nunca chegam...


Um abraço.

duarte disse...

pois é... se calhar não há gente que a substitua(gente do interesse de quem dirige)! pois isto de espaços culturais requer uma boa formação: temos de ser polivalentes(recepção, história de arte, guias turísticos com o conhecimento de diversas linguas, técnico em várias áreas... e tb n esquecer uns conhecimentos aprofundados em técnicas de limpezas), daí a funcionária ser imprescindivel!
isto só com um bom abanão!
abraço do vale

samuel disse...

Virita:
???

Antuã:
Nada!

Fernando Samuel:
As interrupções estão ficar estupidamente compridas...

Duarte:
É no que dá a polivalência... ☺


Saludos gerais!