quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cultura – O que importa é aquilo que se exporta


Com pompa e na presença de numerosos artistas, que reagiram com mais ou menos “entusiasmo” à notícia, a ministra Gabriela Canavilhas e o primeiro-ministro vieram dar novas sobre a cultura. José Sócrates mostrou mesmo grande interesse na coisa. Tentando abstrair-me do facto de que as paixões ou mesmo o simples interesse de Sócrates seja pelo que for, são sempre um mau presságio para os objetos das suas paixões ou interesses... a verdade é que ele veio dizer que «Essa decisão deveu-se à ideia que é necessário proteger o sector da cultura de uma política geral de austeridade»… e no fim, ambos prometeram (mais um péssimo presságio!) uns dinheiros para a criação de uma Rede Nacional de Teatros Municipais e para a ideia mais sonante de todas, que é o apoio financeiro à internacionalização da nossa cultura e à exportação da música portuguesa.
Também eu estou como alguns dos artistas presentes na cerimónia: só acredito quando vir alguma coisa! Isso não me impede, porém, de endereçar antecipadamente os meus parabéns aos municípios que vão ter os seus teatros restaurados ou construídos de raiz (sobretudo se não forem municípios do PS)... e aos artistas que vão ser “exportados”.
Ficarei, ainda e mais uma vez, à espera do governo, primeiro-ministro, ou ministro da Cultura, que tenha a coragem de deitar mãos ao projeto, esse sim, ambicioso e gigantesco, de “exportar” a música portuguesa de qualidade... mas para as televisões e, sobretudo, para as rádios portuguesas.
Nesse dia não me faltarão mãos para aplaudir. Entretanto...

8 comentários:

Malhao disse...

Rede Nacional de Teatros Municipais?! Outra?! Outro mau presságio…
Abraço

Maria disse...

Também só acredito que vir com estes olhos...
Agora a da música portuguesa de qualidade na rádio e televisões é que era. E já iria atrasada.

Abreijos.

Suq disse...

Afinar a música vamos lá!


Arranho instrumento de corda grossa de 4 ou cinco e de corda são os relógios antigos, elaborados com perícia e muito rigor mecânico.

Mas será que esta magnífica ideia é para dar corda aos "relógios" ou então já ouvi em melhores dias as badaladas do relógio da torre do castelo.

Linda é linda esta abalada que te dou

linda é linda esta corda que o dependurou!!!

Pata Negra disse...

Se bem percebi eles querem exportar aquilo mostram não querer cá! Será isso!?
Um abraço com alegada descrença

Fernando Samuel disse...

Proponho, em primeiro lugar - e como medida de apoio, de facto, à Cultura - a exportação do primeiro-ministro e da ministra da cultura...



Um abraço.

Antuã disse...

Exportem os barões dos partidos de direita e deixem-nos o direito de ouvir a verdadeira música.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Uiii ! cuidado que este Sócrates é um "artista".
Também quero ver para crer.

Anónimo disse...

Samuel
Por televisões com musica de qualidade quero sublinhar a TVI e o Gouxa que tem promovido a toda a força o "cantor" que cata aquelas palavras «com as perninhas todas à mostra e os marmelinhos quase de fora» e que hoje como não lhe chegava o original arranjou um duplicado a cantar a mesma merd. e lá estiveram muito satisfeitos a baterem palmas com as bordas do c. ele e com as bordas da c... ela .
Lindo.
Vitor sarilhos