sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

G-20 ou G-3?


Anda a comunicação social (bastante mais a internacional) cheia da reunião do G-20, em Paris. Sobre o “G”, resistirei a fazer trocadilhos com o famoso “ponto”, que ainda por cima não passa de uma ficção para vender papel em revistas cor de rosa. Já sobre o “20”, curiosamente, também uma ficção... o mínimo que se pode dizer é que é muito confuso... como poderão ler aqui.
Há algumas décadas a G-3 foi uma espingarda metralhadora muito popular, responsável pela morte de alguns milhares de seres humanos. Hoje, o G-20 e o conjunto de países que o integram, é responsável por políticas que afetam a vida e, nalguns casos, a própria sobrevivência de muitos milhões de outros seres humanos, mais duramente, ainda, nos países que não podem entrar na negociata.
É estranho ser forçado a pensar que, ao pé deste G-20, a metralhadora G-3 não passava, afinal, de um “brinquedo”.




Adenda: Lembra-me o Sérgio Ribeiro, “linkado” aí em cima, que o poder dos “poderosos” tradicionais, dentro de um grupo como este G-20... já não é o que era. Países emergentes, como o Brasil, a China, ou a Índia, parecem pouco dispostos a que a arrogância financeira, económica, política e, por vezes, carregadas de tiques colonialistas, das potências europeias, dos EUA, etc., lhes comam as papas em cima da cabeça. Toda a resistência é de aplaudir, assim sejam legítimos os interesses que ali defendam... já que sobre os interesses do grande capital, os únicos que movem os outros... estamos conversados.
Vamos ficar à espera de notícias e resultados... mas já valeu pelo telefonema de um amigo!

7 comentários:

Justine disse...

As armas vão-se sofisticando, para se tornarem cada vez mais mortais....

jrd disse...

http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=6881911607760850791&postID=8034633217667484494

Abraço

samuel disse...

jrd:

Não faço ideia de onde possa estar o texto do comentário. Isto, aí em cima, foi o que me apareceu como "comentário" e sempre que tento seguir o link, o sistema pede-me, sucessivamente, a identificação, sem nunca autorizar a entrada... acabando por fazer "crashar" tudo"
Algum "bug" será...

Abraço.

Maria disse...

Tenho alguma simpatia pela G-3. Já pela G20... não vou mesmo nem à bola com ela :)))

Abreijos.

Zé Canhão disse...

A G-3 era boa para tirar a fotografia aos responsáveis do CDS, PS e PSD.

Sérgio Ribeiro disse...

Li, com o interesse e proveitos habituais, e às vezes cheio de gozo..., o teu "post" e a adenda.
Acrescentar alguma coisa? Não me parece. Relativamente ao g20, nada de certezas, há que esperar, com a certeza de que, mesmo onde não parece, há luta (e de classes). E que a nossa, de cada um, espera é - tem de ser! - fictícia porque se tem de lutar. Sempre.

Grande abraço

Fernando Samuel disse...

Venha a G-3!...

Um abraço.