sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Petições, manifestações, observações... e uns tantos "senões"


Mote:
          “P’ra mentira ser segura
          E atingir profundidade
          Deve trazer à mistura
          Qualquer coisa de verdade”
                                          (António Aleixo)

Tema nº1:
Desde há uns tempos que quase todos os dias a minha bica matinal é abrilhantada pela lista de notáveis, mediáticos e assim-assim, que aderem à Petição do Correio da Manhã. Quase todos os que conseguem ter o seu nome divulgado no matutino, enquanto apoiantes da iniciativa do CM, deixam ali algumas palavras que ilustram a sua condenação ao “Enriquecimento Ilícito”, contra o qual se manifestam todos os subscritores da dita petição, pedindo a sua criminalização. Como não apoiar tal iniciativa? A menos que...
A menos que se vá ler o texto da petição e se fique irritado, como eu fiquei, por ver que a dita cuja aponta a sua artilharia num único sentido, a saber: «O titular de cargo político ou equiparado que, durante o período de exercício das suas funções…»” e vai por aí fora.
Apenas detentores de cargos políticos ou similares? E os outros todos… que, obviamente, são bastantes mais? Podem enriquecer da forma ilícita que bem vemos todos os dias?
E por que razão, de cada vez que os comunistas apresentam no Parlamento propostas exatamente no sentido de criminalizar todo o enriquecimento ilícito, ninguém dá atenção ao assunto... nem dentro do Parlamento, nem cá fora? Por ser uma coisa "lá dos comunistas"? Por ser contra todo o enriquecimento ilícito?
Tema nº2:
Numa parola e oportunista tentativa de imitação dos movimentos desencadeados recentemente na Tunísia, Egipto, Iémen, Líbia, etc., anda por aí um documento a circular nas caixas de correio electrónico, freneticamente reenviado, até por pessoas já com boa idade para “verem” melhor os mails que reenviam, convocando nada menos do que um milhão de pessoas para uma manifestação, com o objectivo de correr com «toda a classe política». Não fazem por menos. Um milhão... e toda a classe política!
Depois, lendo os numerosos “argumentos” da coisa... lá estão, entre algumas verdades óbvias, as mentiras do costume e todas a velhas "reivindicações" ultra reacionárias contra muito daquilo que faz parte – mesmo que com defeitos – do regime democrático. Todo o discurso inflamado contra os partidos, contra a política, contra os políticos. Todos os partidos, toda a política, todos os políticos. O velho discurso do “eles são todos iguais”... já rançoso de tão “salazarento”.
Epílogo:
Poderá bem ser uma teimosia pretensiosa estar a denunciar estas "espertezas"... mesmo que com a intenção de evitar que pessoas bem intencionadas continuem alinhando entusiasticamente em tais "comboios" populistas.
Eu, no entanto, ou por ter prestado mais atenção, ou por simples mau-feitio... nem assino *, nem vou!
* Já antes aqui tinha escrito “não digo que não se deva assinar”... e não o devia ter escrito antes de ler o texto da petição do CM. É mais uma lição!

11 comentários:

Maria disse...

O enriquecimento ilícito é ILÍCITO e ponto final. Não importa quem o pratica. Tem de ser abrangente e cobrir toda a sociedade.
(até acho que todo o enriquecimento é ilícito...)
Sobre o tal de milhão, com esse objectivo, cheirou-me logo a esturro. Como os gajos que apelam ao uso de camisas negras em sinal de luto pela forma como está o país e costuma aparecer através de mails por volta do dia 28 de maio...
É demasiado óbvio!

Abreijos (com beijinhos daqui)

Antuã disse...

Eles são espertinhos,mas ainda não abriram a boca enós já sabemos o que eles vão dizer.

Anónimo disse...

Eu também não assino nem vou. Já sou demasiado "crescida" para me "comerem as papas na cabeça".
Por associação de ideias veio-me à memória aquela expressão: - " O que eles querem são figos".

Campaniça

Fernando Samuel disse...

Convenceste-me: eu também «nem assino, nem vou».


Um abraço.

Justine disse...

Denunciar, como tu o fazes, é um serviço cívico! Haverá sempre alguém que pare e pense!
Abraço

irlando disse...

Camarada,acertaste na "muge".

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Já os conheço muito bem e portanto não vou nessa das camisas pretas no 28 de Maio, nem nos milhões de pessoas contra enriquecimentos ilícitos, contra políticos etc,etc.
Mas ainda há quem acredite que são satinhos e é preciso desmascrá-los, como tu fazes.

Um beijo.

Anónimo disse...

Samuel
Sobre o ponto 1, ouvi hoje no noticiário das 13 horas que o PS e o PSD inviabilizaram o pedido do PCP, verdes, BE e CDS para serem mais baixos os salários dos gestores públicos. E anda sempre o PSD a queixar-se que os gestores publicos ganham muito mas como estão a pensar que a seguir vão eles para o governo....
Sobre o ponto 2 não compro, raramente leio no café, não assino nem vou e até ainda nem li, mas ainda bem que tu informas-te, sobre o que pensam fazer, a União Nacional, a Mocidade Portuguesa, a Legião Portuguesa, a PIDE, etc...
É tempo de os potugueses começarem a perceber por onde andam.
Vitor sarilhos

marco jacinto disse...

quem também assinou foi João Cravinho, desterrado para o P.E. depois de iniciativa semelhante na A.R.
eu cá assinei, por questões de higiene sempre se triava algum lixo!

saudações revolucionárias.

lino disse...

Não frequento pasquins nem alinho em manifs por SMS e e-mail. Felizmente não recebi aliciamento para nenhuma delas.
Abraço

Suq disse...

Esperto mesmo só o macaco que brincando brincando foi ... onde todos com maior ou nenhuma recusa sentem o que a sua mãe sentiu!


Se ninguém é o que parece nem os erros são só políticos e se todos pagamos por eles? Eles quem ó meu?!