sábado, 26 de março de 2011

Barack Obama e John Kennedy – A mesma moeda... com duas caras


É já cansativamente recorrente a tentação irresistível para alguns comentadores, politólogos e afins, de estabelecerem paralelos entre as figuras de John Kennedy e Barack Obama. Um desses comentadores, politólogos e afins é Mário Soares, o conhecido comentador, politólogo e enfim...
Há dias, num blog que frequento, um leitor comentava o “facto” de Mário Soares estar algo desiludido, depois de, ingenuamente, ter manifestado a convicção e, sobretudo, a esperança, de que Obama seria o novo Kennedy. Acresce ainda a constatação de que sempre que se faz esta comparação, parece pretender-se que isso constitui um elogio a Obama... o que nos leva às minhas costumeiras perplexidades:
Como é que ainda existe alguém capaz de acreditar que Mário Soares faz ou diz seja o que for... ingenuamente?
Como é que comparar alguém a John Kennedy pode constituir um elogio? Estamos assim tão esquecidos de que o homem era um vulgar canalha?
Esquecemos que foi posto na Casa Branca, empurrado pela Máfia?
Esquecemos que era um psicopata que semana sim, semana não, entre mais este ou aquele acto da chamada "guerra fria", ou a continuada chacina do povo do Vietname, planeava e tentava o assassínio de Fidel Castro, a invasão de Cuba e a destruição da sua jovem Revolução?
Mesmo deixando de lado a informação de que, pessoalmente, também era um porco, o que é que existe nesta personalidade, que apeteça imitar?
Depois, Obama não necessita de ser comparado a este ou aquele para conquistar o seu lugar na História, enquanto verdadeiro traste. Trata bem disso sozinho. Como bem descreveu o “Salvoconduto”, só nos últimos dias, Obama conseguiu somar mais três actos verdadeiramente “dignos” de Nobel da Paz:
1. Desrespeitar o Governo brasileiro, que se tinha pronunciado contra a intervenção militar na Líbia, indo dar a ordem de ataque exatamente durante a visita ao Brasil.
2. Visitar o Chile, fazendo de conta que o Governo do seu país e a CIA não têm as mãos sujas do sangue do Presidente Salvador Allende e de milhares de chilenos assassinados. Assassinados por forças organizadas, financiadas e armadas pelos EUA.
3. Visitar El Salvador, fazendo de conta que o Governo do seu país e a CIA não têm as mãos sujas do sangue de dezenas de milhar de salvadorenhos assassinados, incluindo o cardeal Oscar Romero. Assassinados por forças organizadas, financiadas e armadas pelos EUA.
Como se vê, Obama não precisa de ser comparado a John Kennedy, nem a qualquer outro hipócrita ou assassino. Já conquistou o seu lugar na galeria!

26 comentários:

José Rodrigues disse...

Sem tirar nem pôr mais nada.Um grande post!


Abraço

Antuã disse...

Para o traste Soares tudo o que vier dos EUA é novo, bom e moderno.

Suq disse...

É pá não me digas agora que América tem um Papa negro!

Fernando Samuel disse...

Obama, igual a si próprio, é igual a todos os que o antecederam.

Um abraço.

Anónimo disse...

Samuel
Eu já tinha ficado de sobreaviso em relação à presidente brasileira que agora vai aparecer em Portugal um pais que felizmente tem um governo demissionário. Espero que ela não queira vir substituir o Sócras pois não tinhamos nada a ganhar.
Vitor sarilhos

Graciete Rietsch disse...

Obama não engana. Surgiu porque a Máfia e o Imperialismo o lançaram como testa de ferro perante um país em descrédito pelos horrores de Bush. Mas ele cumpre exactamente o papel que lhe destinaram.
Só engana quem quer ser enganado, mesmo que inconscientemente.

Um beijo.

O rural disse...

Quem elegeu um presidente negro (por fora) foram os brancos negros (por dentro).
Quem um dia lança uma bomba atómica!

Luis Nogueira disse...

O Soares com as suas comparações de politiqueiro com fumos de pensador, é o que se sabe e só um partido como o PS pode engolir as tiradas do abóbora como se fossem pérolas. A cultura de Soares (mesmo a cultira política) é toda ela de lombada, ele nunca leu nem os dossiers que devia ter lido quando era ministro e PR. Foi sempre pelo que lhe diziam, segundo o velho dito "quem paga ao gaiteiro é que escolhe a música". E o gajo nunca passou de gaiteiro, do Carlucci, da Friedrich Hebert Stifung, da fundação Adenauer, e assim por diante. Ao menos podia ter lido o livro do Seymour Hersh, "The Dark Side of Camelot" (há uma tradução portuguesa) ou outros, inúmeros, para saber que o Kennedy era um escroque crescido e educado numa família de escroques (paternos e maternos). E realmente porco, realmnte assassino, mesmo na sua vida pessoal.
Só nesta semicolónia alguém pode ouvir sem se rir, as bacoradas do Bochechas.

Luis Nogueira

samuel disse...

Claro que um post destes teria que atraír os costumeiros cães sarnentos, raivosos, cobertos de pulgas e claro, sempre muito ordinários. Nada que uma boa sapatada e porta fechada não tenha resolvido.
Um jornal velho, enrolado e a acertar em cheio no focinho... faz milagres! :-))) :-)))

Dylan disse...

Ainda não percebi muito bem onde se enquadra a hipocrisia a que tanto alude num contexto de ditaduras de esquerda. Sei lá, agora lembrei-me de uns trastes tipo Chavez e o "democrático" Castro...

samuel disse...

Dylan:

Pois... a cassete.
Ainda não percebeu muito bem... e o meu interesse em dar-lhe explicações é nenhum... portanto não podíamos ficar melhor. :-))) :-)))

Anónimo disse...

Samuel
Ao deixar passar comentários do tipo do Dylan saiba que irrita quem nos anos de 1950 via a sua mãe trabalhar de sol a sol agarrada a uma enxada a ganhar 3 escudos e 50 centavos por dia. E abre essa gente a boca contra homens que lutam pela melhoria das condições de vida do seu povo. Bardamerda para eles.
Vitor sarilhos

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Na essência da política expansionista norte americana, que os diferencia? Só se fôr o ... tempo.

Dylan disse...

Samuel,

É isso mesmo: a cassete e, já agora, junte-lhe o jornal...

Dylan disse...

V. Sarilhos,

"Ao deixar passar comentários do tipo do Dylan"

Já percebi o seu senso de democracia...
Quanto à enxada e os 3 escudos, deve referir-se ao regime do saudoso Ceausescu, o libertador do povo!

samuel disse...

Dylan:

Você apenas deu a sua opinião... pela qual, por achar que é uma "cassete", não me interessei. Só isso.
Há dias em que não sobra pachorra para responder a essa cassete da ditadura do Chávez, um "ditador" constantemente sujeito a eleições, que ganha eleições, que aqui e ali, em várias zonas do país, PERDE ELEIÇÕES (estranha ditadura!), que tem rádios, jornais e televisões privadas a fazer, livremente, comício contra si 24 horas por dia...
Já sobre Cuba, a (possível) conversa é completamente diferente! Fica para a próxima, se for o caso.

Já agora, faça-me o favor de não achar que aquela piada do "jornal enrolado no focinho" tinha minimamente que ver consigo, ou com quem quer que seja que, mesmo discordando do que aqui escrevo, o faça nos termos em que você o fez.

Primeiro, porque esse meu "comentário" está antes do seu... logo, não podia ser consigo. Segundo porque foi especialmente dedicado a um dos "cães" raivosos que me enviam comentários tão ordinários que são impublicáveis, não por serem discordantes, mas apenas porque o fazem de forma abjecta, porca e intolerável. Claro que esses "comentários" não vêem aqui a luz do dia.

Cumprimentos.

samuel disse...

Dylan:

O Vitor Sarilhos, independentemente do que ele acha que deviam ser os meus "critérios editoriais" na caixa de comentários, referia-se, se bem entendo, à sua própria mãe, que segundo ele, no tempo do regime fascista de Salazar, trabalhava no campo, nas condições desgraçadas em que tantos outros camponeses trabalharam..

O seu comentário é, por isso, profundamente infeliz, insolente e desrespeitoso... e nem por isso deixou de ser publicado.
Creia que os "comentários" que não vêem aqui a luz do dia, estão muito para lá disso... e o critério que me leva a não os publicar é e será EXCUSIVAMENTE MEU.

Cumprimentos.

Dylan disse...

Samuel,

Essa do Chavez ser amante da liberdade e da democracia também daria pano para mangas. Fica para uma próxima...

Eu sei que aquela do "jornal enrolado no focinho" não era para mim. Apenas ironizei com o Jornal Avante.

Admito que o meu comentário em relação ao senhor Sarilhos foi desrespeitoso assim também como a expressão lá utilizada no seu comentário: bardamerda.

Cumps.

Anónimo disse...

Samuel
O problema é que anda por aí muita gente que não sabe nada da vida e não acreditam em nada do que se possa dizer a acontecimentos anteriores ao 25 de Abril pois eles pensam que o povo sempre teve o que comer e televisão para ser enganado. Eles não sabem nem sonham o que aconteceu antes de Abril e é esse o mal de todo o nosso estar.
Vitor sarilhos

Luis Nogueira disse...

Pior que um ignorante, é um ignorante teimoso, um daqueles que Lukaks incluía no seu conceito de "destruição da razão".
Deixem o rapaz fazer o esforço de mostrar que existe. Digam-lhe apenas: "Já te vi rapaz, podes voltar ao berlinde". A estes nem se abre a porta nem se responde, penso eu.


Luis Nogueira

Dylan disse...

Medice, cura te ipsum (Médico, cura-te a ti próprio)

Não sei se foi algum marxista húngaro que também disse isto. Mais um democrata...

Luis Nogueira disse...

Eu não devia responder ao tal de Dylan, por uma questão de higiene. Percebi que ele foi à internet ou à Enciclopédia ver quem era o Lukaks. Quanto a lê-lo, nada.
Mas o meu interesse agora é só lembrar-me o motivo porque o sr. D. se meteu num assunto de que não sabe nada. O Samuel apenas assinalou, em termos bem suaves, uma, mais uma, baboseira do Bochechas. E disse que comparar o Obama com o Kennedy era prejudicial ao Obama - que não é grande proço, mas ao menos não é porco e coisas piores na vida pessoal. Pode ter sido fabricado pela CIA, mas não ganhou eleições, que se saiba, ajudado pela Mafia, nem recebia mulheres directamente do Sam Giancana. No que o Samuel disse, havia apenas a esclarecer uma coisa: tendo sido o Kennedy um escroque, as comparações do Bochechas, estão certas ou erradas?
Ou haverá dúvidas de que JFK era um escroque? Não há. Este seu correspondente, que sendo marxista não é um político nem coisa que o valha, em 1963, em Moçambique, depois de ter feito um percurso pelo mato (ainda não havia guerra) chegou ao acapamento, encostou o jipe e um soldado, operador de rádio, aproximou-se e disse-lhe: "Meu alferes, mataram o Kennedy". O então alferes, já marxista mas não adivinho, respondeu apenas: "Não se perdeu grande coisa". É que já então, à excepção dos cegos voluntários, toda a gente sabia quem era o Kennedy, os Kennedys.
O senhor é, efectivamente um "ignoramus" e nem lhe dão lustro as frases latin as que vêm naquelas páginas azuis, no fim de certos dicionários. Mais greve do que isso é a sua asinina incompetência que não o deixa perceber que o assunto - o que foi dito, o "tatement" - contém em si os limites de qualquer discussão não asinina. A Inquisição, muito mais branda que o sr. Dylan, respondeu a Galileu com os ferros, a ameaça de torturas, não se pôs a insultar-lhe a mãe. O sr. Dylan deve padecer do agora chamado "mal de Sócrates" (não o grego, claro): é terra infértil. Fique-se e assobie.
Desta vez é que é para sempre, o tempo foge e ratazanas só no laboratório.

Luis Nogueira

Dylan disse...

Sr. Nogueira,

Não abuse da sorte nem da linguagem. A conversa não era consigo mas com o sr. Sarilhos. Não devia meter o bedelho, aliás, com a idade que tem aconselhava-se mais juízo e não se armar em exibicionista literário. No fundo, tudo bem espremido não sai nada. Como deve calcular, tenho tanto interesse em ler o Lukaks como o Manuel Luís Goucha, ou seja, nenhum interesse. Percebeu, ou quer que faça um mapa para o acampamento?! Também por isso, como andou "no mato", perdoo-lhe a linguagem campestre.

Não lhe vou falar do Keneddy porque senão diz que fui consultar a Enciclopédia (é Wikipédia). Digo-lhe apenas para não cuspir no nome de democratas. Mas já sei que os grandes democratas e impolutos da história foram Estaline, Mao, Pot e Companhia LDA...

samuel disse...

Dylan:

Ó Dylan... porra! (desculpe o francês) :-)

Como o post é meu... acho que apanho por tabela. :-)

Fazer uma revista histórica, questionando essas figuras que (atabalhoadamente, quanto a mim) meteu no mesmo saco... seria uma questão de paciência, tempo livre, uma mesa de café agradável... e a coisa dar-se-ia, mesmo que sem resultados. Agora abespinhar-se dessa maneira por se dizer que John Kennedy era um porco e um criminoso... e sobretudo dizer que isso é "cuspir no nome de um democrata"... porra, que é obra!

Você não sabe mesmo, mesmo nada sobre a vida de Kennedy... ou está a tentar fazer dos outros parvos? Olhe que isso é feio... :-)))

Saudações.

Dylan disse...

Samuel,

"Keep on rolling"
Relaxe. Isto está a ficar interessante...

(Antes não soubesse que era Kennedy, mas como diz a outra, isso agora não interessa para nada.

Maria disse...

Só agora dou conta de há quanto tempo não passava aqui...
Esta coisa de ir à capital e ficar, e ficar... dá nisto :)))
Animada conversa, tal como vi no anónimo há bocado.

Abreijos e paciência
(ou vice-versa)