domingo, 13 de março de 2011

“Geração à rasca.2” – Acabou o carnaval! Já levas a mal?


(Imagem surripiada a uma galeria de imagens do Expresso)

Nos comícios, ou como no caso que agora interessa, nas manifestações, para além de se gritarem «as palavras de ordem corretas e ainda outras que enfim...», como escreveu o Mário Castrim neste delicioso poema, há sempre alguns rasgos de imaginação à solta e humor certeiro.
Foi exatamente o que se passou nesta jornada “informal” de protesto, mais precisamente em Braga. Alguém pendurou na rua um enorme pano com a pergunta “Acabou o carnaval! Já levas a mal?”.
O humor cortante desta pergunta, somado aos “pesados” números que envolveram estas manifestações, são a melhor resposta à tentativa de piadola pobre e insolente, bem típica de José Sócrates, quando reagiu à interrupção do seu jantar em Viseu, dizendo que “até gostaria de jantar com aqueles jovens e que como era carnaval, ninguém levava a mal”... mas claro, só depois de os seus seguranças terem expulso violentamente da sala os jovens que tal coisa ousaram.

6 comentários:

Suq disse...

Piada mesmo é estarmos "apoiados" na audácia de uma juventude que se não revê na anquilosada partidarite que se "aproveita" destes rasgos de energia!

Mar Arável disse...

Dia 19

lá estaremos

Abraço

Justine disse...

Até dá vómitos, tanta hipocrisia, desfaçatez e desrespeito pelos outros!

Graciete Rietsch disse...

É interessante a piada alusiva ao Carnaval. Mas fui também ouvir a intervenção do Sócrates no jantar interrompido pelos jovens e arrepiei-me toda quando ele pronunciou a palavra "camaradas". Essa palavra, na boca dele, perde todo o seu significado de amizade, solidariedade,tolerância, luta.

Um beijo.

Anónimo disse...

Graciete
Sobre a palavra camarada aprendi há vinte anos que os fascistas a torceram toda pois ensinavam ás tropas, no tempo do Salazar e do Marcelo, a tratarem-se por camaradas uns aos outros. Para mim gosto mais das palavras "amigo e camarada" ou "camarada amigo" dizem-me mais qualquer coisa sobre o meu interlocutor.
Vitor sarilhos

Fernando Samuel disse...

Um sócrates destes nem com cicuta se cala...

Um abraço.