terça-feira, 29 de março de 2011

Cavaco Silva – Rais parta tal pátria...


É com o coração sangrando e a alma em farrapos que imagino o excruciante sofrimento de Aníbal Cavaco Silva ao convocar o Conselho de Estado, sabendo que não vai ver entre as caras dos seus Conselheiros a expressão serena e segura do seu amigo, delfim e protegido, Manuel Dias Loureiro, cujos “conselhos” seriam, mais uma vez, fundamentais, para traçar um caminho de transparência para as contas públicas, de honestidade na governança, de lisura nos processos, de uma solução para o enorme buraco financeiro em que o país está atascado.
Não duvidando dos bons conselhos que todos os Conselheiros providenciarão... e já que falei da nódoa que temos a fazer de Presidente, ou “A coisa”, como muito bem escreveu aqui o meu amigo Viriato Teles, quero acabar com uma nota de boa disposição, trazendo aqui para a sala principal um comentário/estória que me foi deixado quando, há dias, aqui falei do miserável discurso presidencial elogiando a guerra colonial, estória passada exatamente na guerra colonial e que dedico ao inestimável contributo de Cavaco e de muitos dos seus Conselheiros, para a solução dos nossos reais problemas.
Quando entrámos pela primeira vez na caserna, construída em pleno mato, vimos escrita na parede a frase: “Soldado. Cada coice da tua arma é um agradecimento da tua Pátria!”Entretanto, alguém já tinha escrito por baixo:
Rais parta tal pátria... que agradece aos coices!”

9 comentários:

do Zambujal disse...

Boa!
Cá por mim, resolvi fazer uma alteração ligeiríssima na designação do dito Conselho de Estado, e chamar-lhe-ia concelho (da vila) do estado a que isto chegou.

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Quem agradece aos coices, escoiceia até à morte...

Um abraço.

O rural disse...

Para conselheiros já temos a tia Merkoçina, os irlandeses, Lula do brasil...já toda a gente dá conselhos....

A propósito da guerra colonial, terá sido a ultima ocasião em que estivemos "orgulhosament sós" em contraposição com isto de "orgulhosamente acompanhados"!

Mas que sina!

trepadeira disse...

A frase,essa e outras do mesmo calibre,também foi sugerida por uma espécie de conselho de estado da guerra o movimento nacional feminino!
Não há dúvida,se não a pátria quem manda,andaram-nos sempre aos coices.
Vamos virar o santo contra a esmola.
Um abraço,
mário

Justine disse...

E vivó teu sentido de humor, que nos vai ajudando neste caminho longo e difícil:))))

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

O actual Presidente da República com a sua forma explicita de desejo de um presidente e uma maioria, vai fazendo destas coisas, enquanto realeza não muito bem financeiramente, um ex-Presidente e uma Presidente de um País de língua oficial Portuguesa, visitam Portugal.
Com respeito à essência do resto, só dá para brasileiro se divertir e ... inglês ver.

Graciete Rietsch disse...

A frase faz ainda muito sentido.
Quem dignifica a Pátria e cria riqueza é tratado aos coices.

Um beijo.

anamar disse...

:))
Abreijo

Maria disse...

A nossa capacidade de brincarmos com as coisas mais sérias e de fazer humor imediato e fininho...

Abreijos.