quinta-feira, 3 de março de 2011

Como se não bastasse...


Já muito foi dito e escrito, por teóricos respeitados, capazes, ou até as duas coisas, por analistas, politólogos, comentadores encartados, ou simples curiosos como eu... sobre o ciclo vicioso em que se arrastam e vegetam as democracias burguesas e aldrabonas, como a nossa. O ciclo vicioso e descendente em que a falta de qualidade da democracia vai afastando os cidadãos da participação ativa... e em que a falta de participação ativa dos cidadãos vai degradando a qualidade da democracia... até que parece já ninguém se importar com o que quer que seja, excepto aqueles que fazem fortuna exatamente com isso.
É um ciclo vicioso do qual só sairemos com um corte decidido; com uma ruptura radical; tanto com a falta de participação, como com a própria matriz desta democracia. Partindo para outra realidade, outra democracia... como escreveu Brecht, “tomando a chefia”.
Esta “fraude democrática” na forma continuada é um fenómeno com resultados desastrosos para a vida das pessoas e para a sua realização enquanto seres humanos livres. Um deles, não dos mais graves, mas certamente dos mais irritantes, é que “cromos” como este Duarte “Pio” de Bragança, acabam por ter o descaramento de pretender afirmar-se como alternativa.

7 comentários:

Maria disse...

Uma atitude perfeitamente carnavalesca.
No meu tempo dizíamos 'é carnaval ninguém leva a mal'...

Abreijos.

Anónimo disse...

Samuel
Só nos faltava esta. Depois de tudo por que temos passado só faltava termos como chefe esta especialidade asinina. Ele como outros podem dizer tudo que ninguém os leva presos. E ainda se queixam.
Vitor sarilhos

Fernando Samuel disse...

A foto fez-me lembrar aquela do... pio sentado na pia...

Um abraço.

AR disse...

Só quem não conhece Duarte de Bragança, que não sabe que esteve numa lista para o parlamento anti-estado novo em 1069, que fez o que por Timor, que conhece o seu pensamento, pode dizer o que diz.

É pena...

Anónimo disse...

Eu até gosto do nome do Ome. Passariamos a ter o "cirque du (roi)soleil".
abraços republicanos.

Antuã disse...

O Cavaco e o Pio têm as vozes muito parecidas. E, em termos intelectuais, não andam muito longe.

ARISTIDES DUARTE disse...

Este devia era ficar sem pio...