sexta-feira, 11 de março de 2011

Carlos Castro - Deixem o infeliz em paz!


(Peço desculpa aos moradores da Rua das Flores, por aqui “vandalizar” a sua bonita placa de azulejos)

Fico a saber que um grupo de amigos de Carlos Castro, o “cronista” social recentemente assassinado, formalizou a proposta do seu nome para uma rua da cidade de Lisboa. Fica-lhes bem o gesto de amigos, mas...
Presumindo que teria o nome numa rua enquanto jornalista e cronista, isso seria uma coisa assaz excêntrica (mas não única, infelizmente!), dado não se lhe conhecer um conjunto de linhas de texto capazes de lhe conferir esse título.
Se for pela forma como, desgraçadamente, morreu (embora os amigos digam não ser esse o motivo), basta consultar as páginas dois, três, quatro... do Correio da Manhã, para arranjar centenas de nomes de outras e outros infelizes que, tal como ele, foram assassinados por amantes mais ou menos relutantes e tresloucados. Não haveria ruas que chegassem.
Resta a consolação de que estes processos, como esclarece o Município, são encaminhados para uma comissão especializada nos mistérios da toponímia, num processo que pode calmamente chegar aos cinco anos... altura em que se resolverá se o prestígio pessoal, assim como o prestígio e notoriedade que a figura em causa tenha trazido à cidade, justificam a atribuição dessa homenagem.
Para desgosto dos amigos realmente apenas amigos e para descanso dos lisboetas, dentro de cinco anos ninguém se lembrará de Carlos Castro nem dos seus indigentes mexericos sociais escritos às três pancadas. E, claro, a quase totalidade dos “notáveis” que por estes dias se mostraram tão chorosos com a morte do pobre homem, poderão continuar, na verdade, profundamente aliviados por não mais correrem o risco de ver os seus podres privados escarrapachados num jornal qualquer, dado que esse era o único grande poder (e arte) de Carlos Castro, poder que lhe permitiu, durante anos, trazer o nosso risível “jet-set” pela arreata.

14 comentários:

Maria disse...

Espero que a Comissão de Toponímia tenha 3 dedos de testa...

Abreijos.

Anónimo disse...

Porque raio consigo estar de acordo contigo desta vez? Estou envergonhadíssimo!
Vtf

samuel disse...

Vtf:

Pronto... teve graça!... mas quando for assim, escolha lá outro "nick", que o estado de graça não dura sempre. :-)))

salvoconduto disse...

Eu cá por mim para além dessa ainda propunha mais algumas: Cinha Jardim, Lili Caneças e até a Paula Bobone, assim sempre ficávamos com as ruas a condizer com o país...

Suq disse...

E os que amam o seu C e a todo o custo o querem inviolável mas sofrem as "medidas" de austeridade?!

Fernando Samuel disse...

Chama-se a isto pôr os pontos nos is...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Pobre Carlos Castro!!!!
O que haverá realmente por trás da sua morte?
Mas a sua morte, seja qual for o motivo, deve ter sossegado muitos daqueles que ele ridicularizava atabalhoadamente,o que não quer dizer que o tivessem mandado matar. Foi sempre um infeliz!!!!

Um beijo.

do Zambujal disse...

... não me meto nisto... salvo seja... não digo mais nada!

Abraço

Eduardo Miguel Pereira disse...

Haja pachorra ! alguém que sobrevivia por dizer mal de terceiros com o seu nome numa rua ?
Já não digo nada ...

josé jardim disse...

Mas ele não queria morrer(até nisso era pindérico) em N.Yorque?Peçam lá ao "maior" de NY que lhe atribua o nome de uma rua.
Estou sim de acordo que se atribua o nome de uma rua ao "outro";mais em Cantanhede!

Pata Negra disse...

Eu resolvia a questão assim, em vez de "rua de Carlos Castro" chamava-lhe "Rua dos Castrados" e pronto, já não o homenageava só a ele mas a todos os que como ele sofrem ou sofreram dos mesmos males.

Um abraço da minha travessa

Anónimo disse...

O país não é todo assim, mas há amostras que são um sintoma de uma doença generalizada. Neste caso, da mediocridade. Que nestes se manifesta assim, e em outros se manifesta assado.
Um abraço.
Daniel

Anónimo disse...

Samuel
Não sei porque razão mas as intervenções sobre o teu texto foram das mais cómicas que eu li por aqui. Gostaria no entanto de destacar duas: a do Salvo Conduto e a do Suq. Simplesmente maravilhosas.
Vitor sarilhos

Medronheiro disse...

Eu também quero uma rua com o nome da minha cadela.