quinta-feira, 10 de março de 2011

EUA - Estado de Illinois e o seu Governador – Um passo rumo ao futuro


Quem, passando por aqui e lendo à pressa uns tantos textos avulsos, decida que este é mais um blog escrito por um antiamericano ferrenho, movido a ódio a tudo o que venha dos EUA... é porque nunca viu as minhas várias estantes de CDs e DVDs, ou a estante inteiramente reservada aos velhinhos policiais da “Coleção Vampiro”... mas adiante.
Para mostrar que não é só na música, cinema e livros, que os “ianques” são capazes de me dar alegrias, aqui vai um aplauso para algo completamente diferente: o Governador do Estado de Illinois.
Apesar de a execução de penas de morte estar suspensa há mais de uma década naquele Estado, depois de uma série aterradora de 13 “assassínios de estado” cometidos contra condenados que, segundo veio a revelar-se posteriormente, estavam inocentes, facto que se tornou insuportável para qualquer cidadão dotado de uma consciência de pessoa de bem... faltava ainda dar o passo decisivo: abolir a pena de morte.
Foi isso que agora fez o Governador Pat Quinn, depois de muitas negociações com famílias de vítimas, líderes de igrejas e militantes contra a pena de morte. «Encontrámos os erros que foram feitos vezes sem conta. Não é possível criar um sistema de pena de morte perfeito, livre de erros» - disse ele. Pat Quinn foi, até há pouco, defensor da pena de morte. A crua realidade fê-lo mudar de opinião. Está de parabéns!
O Governador Quinn e o Estado de Illinois passam a fazer parte da minoria de estados norte-americanos que aboliram a pena capital, até agora eram apenas 15 (entre 50). Restam todos os outros que acham o assassínio a sangue frio de presos que considerem culpados, uma medida aceitável entre seres humanos, mesmo com o tremendo historial de erros imperdoáveis que envolveram muitas dessas condenações e execuções.
Sendo possível indemnizar e pedir desculpas públicas a um condenado, por vezes já no “corredor da morte”, embora com grande embaraço e humilhação do sistema judicial e os cidadãos envolvidos diretamente no julgamento, sempre que se descobre mais uma condenação errada... confesso não entender como conseguem dormir aqueles que descobrem a inocência de uma pessoa que, entretanto, já mandaram assassinar.
Há ainda muito caminho por fazer, mas lá chegaremos! Para já, não deixemos de assinalar estes momentos que constituem um passo na direção do futuro.

8 comentários:

salvoconduto disse...

O caminho faz-se caminhando e esse é mais um passo na direcção certa.

Maria disse...

De louvar a abolição da pena de morte no estado de Illinois.
Mas do que eu gosto mesmo é das tuas estantes... assim, feitas à medida...
:))))

Abreijos.

Suq disse...

E como vai a Pena EXECUÇÃO ORÇAMENTAL?

Quantos mais um Passos (de coelho) o Governo irá dar para arrumar com o Futuro?

Anónimo disse...

Gosto deste blogue por várias razões. Uma delas, para mim muito importante, é ter um só um peso e uma só medida - isto é, um verdadeiro sentido do que é justo e correcto, venha lá de onde vier e aconteça onde acontecer.

Campaniça

do Zambujal disse...

Sim, senhor.
Estou contigo, e com quem faz coisas no caminho certo, da humanização do humano-

Um abraço

Fernando Samuel disse...

Estou em crer que esses - os que descobrem a inocência de uma pessoa que mandaram assassinar - dormem sempre bem...

Um abraço.

lino disse...

Para melhor, só os burros não mudam. Para pior, só mudam os burros. O Governador do Illinois está no primeiro grupo.
Abraço

Anónimo disse...

Samuel
Fico satisfeito pela noticia mas preocupa-me as intervenções de pessoas, nas televisões privadas, de apoio, embora encapotado, à pena de morte. A coisa está a raiar a pouca vergonha.
Vitor sarilhos