quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cónego Melo – Preito de gratidão


Contra uma proposta da CDU que pretendia colocar um ponto final naquela vergonha, o PS de Braga reiterou o seu apoio à permanência, numa rotunda da cidade, da estátua de homenagem ao assassino e mandante de assassinos que dava pelo nome de “Cónego Melo”.
A fazer fé na doutrina religiosa que, entre crimes, o cónego bolçava... deve estar instalado, com honras... no inferno. Ainda assim, deve gostar de constatar a dedicação que, tantos anos volvidos, alguns “socialistas” não lhe negam.
De facto, desde os idos de 1975 que ficou estabelecida a grande dívida do PS àquela figura incontornável do trauliteirismo fascista, com quem Soares (ele próprio o admite nas memórias) fez uma aliança trilateral (na outra ponta do triângulo estavam Carlucci, a CIA e milhões de marcos da Alemanha Federal e coroas da Suécia). De facto, a ajuda do cónego naquela época, dando ordens à “sua” rede de igrejas e capelas para a diabolização dos comunistas por toda a parte em que as populações estivessem sob a pata da Igreja Católica – o que naquele tempo queria dizer quase todo o país – e, na falta de melhores argumentos, organizando e chefiando as quadrilhas de bombistas e incendiários que se encarregaram da perseguição, agressão, assaltos a sedes... e mortes, se “necessário”, foi decisiva para os planos do PS.
A gratidão, quando tão documentadamente justificada, ainda que dirigida a um canalha... é sempre uma coisa muito “bonita”!
Adenda: Claro que poderia tratar-se de uma gratidão apenas local e meramente venal... e isso, sendo muito menos grave, seria ainda mais pateticamente triste.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és"! Cónego e Mário "farinha do mesmo saco"?!!!...
Vicky

Reaça disse...

Quem ri de certeza às gargalhadas para dentro é aquela figura que vai à frente no retrato

Ele que mandou um bispo do Porto dar uma voltinha à galiza, ver os galegos agora levantar uma estátua a um candidato a Bispo.

Antuã disse...

De cónegos e membros do PS estamos nós fartos.

Anónimo disse...

Bombista,não é bombástico.Os gajos eram(são?) TERRORISTAS!!!

Olinda disse...

A cumplicidade ê antiga e duradoura!

Um abraco