quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vítimas da imbecilidade




Leio que o "CM-Jornal" vai cometer uma série documental dedicada ao fenómeno da violência doméstica, a que resolveu dar o nome de “Vítimas do amor”.
E eu que pensava que alguém que esfaqueia a mulher, ou a espanca regularmente, ou agride verbal e psicologicamente... está a anos luz de qualquer coisa que tenha que ver com amor, antes sendo um criminoso, um sádico, um canalha, um cobarde, um filho da puta que, no limite, não passa de um doente mental... mas, felizmente, quase sempre imputável!
Quase sempre... não estivessem a sociedade, a polícia e até os juízes, nos poucos casos que chegam a tribunal, ainda infectados pela imbecilidade do ditado reaccionário “entre marido e mulher não metas a colher”... o que tantas vezes "justifica" a benevolência com que são tratados os agressores. Isto quando não se chega mesmo a insinuar que a vítima “estava mesmo a pedi-las!”
Quando vemos que ainda há responsáveis por órgãos de comunicação social que acham normal baptizar uma série sobre o tema em questão com um título que remete para o “amor”... vemos quão longe estamos de uma solução para este flagelo social, ou, sequer, de uma discussão decente e consequente sobre o tema!

7 comentários:

José Freitas disse...

Isto nada tem a ver co o CM. Mas penso que o Samuel poderá aceder a informações, sobre o pedido de Mário Soares de ajuda à Inglaterra.Pessoalmente, acho que esta homenagem devia ser em 28 de Maio de 2014. Mas, já que a querem fazer em 2013, gostava que a fizessem em Braga, junto à estátua do Cónego Melo, e que Manuel Alegre fizesse um poema a explicar que o 25 de Novembro, nos colocou onde estamos, a passar fome e muito perto do trabalho escravo, louvando as virtudes da fome, do desemprego e do trabalho escravo. O neofascista Rui Rio é bem a imagem da Direita, que quer voltar a uma ditadura. E deviam lembrar que antes de 25 de Novembro de 1975, já estavam nas bases do Sul da Inglaterra, os aviões da R.A.F., pedidos por Mário Soares, em estado de prontidão, se fosse necessário, para bombardearem Lisboa, sem reabastecimento.
Este pormenor muito pouco falado, explica por que foi possível, meia dúzia de comandos da Amadora conquistarem Lisboa sozinhos, comandados pelo fascista assumido Jaime Neves.

Antuã disse...

Como é grande a seara!...

Graciete Rietsch disse...

Vítimas do amor?!!!! É mesmo imbecil este título!!! Tão imbecil quanto os que o usam para falar de crimes!!!!!

Um beijo.

augusta disse...

"Vítimas do amor"!!!! mas agora o amor causa vítimas?!!...
E quantas há mesmo ao nosso lado que nem conhecemos... e quantas um dia ganham coragem e... denunciam. E acontece o que tão bem o Samuel nesta publicação denuncia.

Vítimas do... amor!!! Senhor jornalista, tenha bom senso, deixe-se de imbecilidades, saiba pensar. Por favor...

Anónimo disse...

embora os casos de violencia domestica sejam maioritariamente sobre a mulher há que não esquecer que tambem há homens vitimas dessa violencia
Seria bom não a reduzirmos à "violencia sobre as mulheres"

Pintassilgo disse...


O Amor não faz vítimas, pelo contrário, faz pessoas felizes.

Luis Filipe Gomes disse...

O título não soa bem e pela ambiguidade não deveria ser escolhido.
Mas talvez que a perspectiva fôsse a de relevar a pessoa que apesar de sofrer a violência ainda gosta do agressor e acredita que o agressor deixe de o ser. Seria assim a "vítima" uma vítima do amor que tem ao agressor.