sábado, 16 de novembro de 2013

Rumo a Paris...


Álvaro Cunhal teve uma breve, mas intensa relação com Paris. Ou melhor, com alguns seres humanos que, nessa altura habitavam Paris, uma cidade em que se respirava a liberdade que em Portugal ainda não passava de um projecto dolorosamente trabalhado e incansavelmente sonhado... liberdade da qual, convenhamos, mesmo estando em Paris não podia desfrutar abertamente, já que os olhos e ouvidos da PIDE se encarregavam de vigiar de perto aqueles que tinham emigrado, fosse por razões políticas, fosse apenas para matar a fome.
Dessa “vida de Paris” de Cunhal, vida tão menos dourada do que a de outros conhecidos exilados, não posso falar, por assumida “incompetência” para o fazer. Outros amigos, nomeadamente os companheiros do outro blog onde estas letras serão também publicadas, têm certamente um mundo de estórias e História para partilhar sobre o tema.
Pela parte que me toca, folgo em saber que foi ali criado Le Cercle Álvaro Cunhal” que, entre outras iniciativas, promove um encontro de dois dias, a começar hoje mesmo e a acabar amanhã, Domingo 17, encontro/convívio onde se lembrará o exilado, o lutador anti-fascista, o político, o artista... o amigo comum.
Como podem ver no programa "afixado" aqui em cima, amanhã, Domingo, haverá um déjeuner convivial (gastronomie portugaise). Mesmo atendendo a que o Palais des Congrès de Nanterre fica um pouquinho fora de mão... como resistir a um almoço assim?
Lá estarei, se tudo correr de forma tecnicamente escorreita! Parece que a seguir também haverá umas canções…

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó Cantigueiro!

Parece que os seus amigos hoje não estão muito virados para homenagens ao Cunhal.

às oito da noite e ainda sou o primeiro a comentar?

Deixaram-no sozinho? ah ah ah

samuel disse...

Anónimo (19:52):

Touché!!!

Há dias assim… outros melhores virão… :-)

Graciete Rietsch disse...

Olá Samuel
Só agora li o blog porque estive fora num passeio da UPP.
Mas fico muito feliz pelo convite que recebeste de "Le Cercle Álvaro Cunhal" e sei que isso significa quão valiosa tem sido a tua contribuição pela conquista do Mundo pelo qual Álvaro Cunhal lutou em tantas vertentes.
Um grande abraço.

augusta disse...

Nada disso, senhor(a) ...

"Apenas" tarefas com camaradas - também - pela conquista desse Mundo pelo qual e para o qual o nosso Álvaro tanto lutou e tanto contribuiu.

Bom trabalho. Boas cantigas. Parabéns, Samuel!

Maria disse...

Sei que vai ser um bom espectáculo.
Dá um abraço por mim ao Pedro SG :)

Abreijos.

Antuã disse...


Anónimo do 1º. comentário, é proibido um gajo não estar de apetites para fazer comentários?!...