terça-feira, 24 de maio de 2011

PS/PSD – O maravilhoso mundo dos tachos


Durante o jantar de ontem lembrei-me de repente desta obra da popular artista plástica Joana Vasconcelos. Chama-se o chamativo objeto “Marilyn” e é, como se pode ver, um gigantesco sapato de salto alto, feito de brilhantes tachos e as suas respectivas tampas. Por mim, ter-lhe-ia chamado “O sonho de Filipa Vacondeus... mas isso são cá coisas minhas. Agora se a Joana Vasconcelos quisesse ter dado um cunho de atualidade política ao seu “sapato”, bem poderia ter-lhe chamado “Base de sustentação do partido do governo”.
Fui pensando tudo isto enquanto a televisão me ia informando sobre a mais recente, renhida e profunda “disputa ideológica” entre Passos e Sócrates, a propósito das putativas nomeações de mais uns “boys, colocados à pressa antes que mudem os chefes. Aparentemente, Passos Coelho não foi informado das avalanches de “boys” e nomeações já antes criadas pelo seu próprio partido, por isso, para além do “estrondo” da denúncia, ainda tem descaramento suficiente para afivelar um ar escandalizado. Ou então tudo se resume, na realidade, como defendem os (sempre mal intencionados) "comunas", a mais uma fuga à discussão dos verdadeiros problemas dos portugueses... tais são as semelhança entre os "adversários".
Esta saraivada de colocações e nomeações em finais de mandatos, tem sido assim, alternadamente, desde que estes dois partidos começaram a partilhar o poder, o que me levaria, se quisesse comentar esta estória seriamente, a dizer que se há coisa mais insuportável que um calhordas, é um calhordas desmemoriado... e que esta historieta não passa, no conteúdo, de mais uma pouca de bosta, e na forma, de uma paupérrima desgarrada de “provocação/ataque”, seguido da “provocação/resposta”... mas sem a concertina. Só que não quero!
Primeiro, porque não sou um comentador “sério”, nem um politólogo encartado.
Segundo, porque na verdade eu adoro nomeações! Muito! Gosto tanto de nomeações que agora era capaz de ficar aqui, durante horas, a “nomear” os milhares de “boys” e de “girls”, carreiristas, cavaquistas, "socialistas", alpinistas, especialistas, analistas, jornalistas ("e outras coisas em istas que não cabe aqui dizer", como escreveu o Ary) que tanto PSD como PS já nomearam... mas acredito que nenhum deles ou nenhuma delas iria gostar de ouvir os “nomes” que eu tenho em mente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois não cabe, não, tantos eles são e muitos tão imcompetentes para fazer o que quer que seja.
Alguns competentissimos até já são novos ricos. Ladrões beberam o wiskie e comeram a sobremesa e agora a conta é a dividir por... alguns. "Acorda meu povo"

Zé Canhão disse...

São boys ou bois?

Fernando Samuel disse...

Os boys - do PS, do PSD e do CDS - são uma das principais vertentes da política que os três têm vindo a aplicar , ou apoiar, há 35 anos - e que os três querem continuar a aplicar, ou apoiar, nos próximos anos...

Um abraço.