segunda-feira, 30 de maio de 2011

Freitas do Amaral – Mais rápido do que a própria sombra *


O professor Diogo Freitas do Amaral tem um percurso de vida notável. Uma espécie de viagem fascinante... que só não vai bem com pessoas que tenham tendência para enjoar com as curvas acentuadas e lombas vertiginosas.
Assim num simples esboço de resumo:
Desde «devoto de Salazar», como afirmava Marcelo Caetano, passando pela fundação do CDS, com um programa que ia “rumo ao socialismo” (na época rumavam todos!); passando por uma candidatura presidencial de direita, contra Soares... e depois passando a sentir-se muito bem ao lado do mesmo Soares; passando depois pela descoberta de Sócrates, com tal agrado que aceitou ser seu ministro... tendo agora passado a achar que Sócrates, afinal, tem «pouca cultura democrática» e acabar a achar que «Pedro Passos Coelho é que é a solução»... Freitas do Amaral já disse de tudo, já provou de tudo, já esteve com (quase) tudo, desde que isso lhe cheire a lugar ou sinecura.
Estou aqui a ver se me lembro de nos últimos tempos ter visto uma coisa assim triste, patética, graxista, oportunista, invertebrada, direi mesmo... langanhosa... mas apesar do esforço, não estou a ver!
* Que me perdoe o Lucky Luke... que é uma figura divertidíssima, mesmo que apenas de ficção.

15 comentários:

do Zambujal disse...

Bem apanhado!
Mas olha que ele e o Soares já tinham feito parelha (e que parelha!) no 2º gov. constucional, de 1987.

Grande abraço

Anónimo disse...

olha, lembrei-me do nobre!!! e obrigado por me teres obrigado a procurar o significado de sinecura!
abraços,
phrazão

Anónimo disse...

Alguma vez haviamos de estar de acordo, é mesmo muita ventoinha!

Antuã disse...

Não lhe falta dinheiro por isso muda de casaca sempre que lhe apetece.

pedro disse...

Mas esse senhor fez uma troca com o senhor Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca candidato por Leiria. Ora vai um para o PS ora vai o outro. Para dois fundadores do CDS parece que, ou o CDS está mais a esquerda(não me parece) ou o PS está muito mais a direita. Coisa da vida.

João de Sousa Teixeira disse...

Não foi o Barata Moura que cantou:

Cravo vermelho ao peito
a muitos fica bem
sobretudo dá jeito
a certos filhos da mãe

?
Abraço
João

Graciete Rietsch disse...

De facto esse senhor já foi muita coisa. Só que, tudo bem espremido, dá em nada.

Um beijo.

ana disse...

Mas a este praça ninguém o rotula de ex-salazar, ex-fundador-do-cê-dê-esse, ex-candidato-de-direita, ex-soarista, ex-sócrista, ex-ministro-dum-governo-socialista, ex-centrista, ex-pauloportista... enquanto que a outros praças dezenas e dezenas de anos depois de terem percebido que o melhor para o seu umbigo não está na luta mas na aceitação de uma qualquer cenoura envenenada a esses lá está a "fabulástica" da comunicação social a apelidá-los de ex-..........

Pedro disse...

Ora aí está um exemplo de enorme coerência política. Para quando a aproximação ao BE? É a única lacuna do curriculum, está taco a taco com o F.Nobre.
Já se viu quem é que ele nunca apoiou, e ainda bem, porque quando constato que não estou na mesma trincheira destes senhores, sinto-me realmente do lado certo.

Anónimo disse...

Também já foi (quase) o candidato presidencial apoiado pelo BE.
Há uma piada do Quino que tem muito a ver com pessoas como o Freitas do Amaral. Refiro-me ao cartoon, em que a personagem tem sonhos de agrupamentos que lhe querem bater e quando acorda pensa "porque razão terei estes sonhos?" quando ao seu lado estão fotografias da mesma personagem com uma camisola, depois com outra de outro clube, etc.

(Jorge)

O rural disse...

Freitas não podia fugir à socrateação.

Socratear, diz-se quando um gajo baralha e só dá duques.

Fernando Samuel disse...

A amaralenta figura, como a dada altura se lhe chamava...

Um abraço.

Anónimo disse...

Realmente, o homem não perde tempo, quando esta semana vi o o que este senhor escreveu na revista Visão pensei tudo isto que está aqui escrito, e chamei-lhe alguns nomes cabeludos, mas a palavra Sinecura desconhecia obrigada por alargar os meu vocabulário..
Helena Ferreira

Anónimo disse...

Samuel
O PP não podia sair ás raízes dos castanheiros.
Vitor sarilhos

Anónimo disse...

Salta pocinhas há-os em todo o lado.

E há partidos, que parece serem viveiros desta especie.

Veiga de Oliveira, Pina Moura, Vital Moreira, Josè Magalhães, Zita Seabra, Isabel Pires de Lima, José Luis Judas, Mario Lino, Etc Etc Etc