quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O rato pariu uma montanha!

Quero dizer... o rato pariu uma montanha de propaganda, de mentiras, de baboseiras, aldrabices, banha da cobra, desculpas esfarrapadas para os crimes continuados que o seu bando de ratazanas governamentais cometeram e pensam ainda cometer contra os portugueses.
Guião... só se fosse de um filme “classe B”, misto de má ficção científica e estória de gangsters.
Entretanto, como parecem ainda não ter entendido que já quase toda a gente percebeu as suas manobras de desvio das atenções do essencial para o "fait-divers", manobras que consistem em anunciar, estrondosamente, umas porcarias quisquer... para depois de umas horas de reacções, virem dizer que não é nada, tudo não passa de mais um “estudo”... afinal, constatamos que o Governo não está particularmente interessado no número de cães ou gatos que mantemos nos apartamentos.
Afinal, o drama é outro! Pelo menos a ver pelo ar grave do indigente membro do Governo que veio falar do assunto, o indignado Governo está muito mais preocupado com o número de presidentes da “FÍFIA” que podem viver no apartamento do Cristiano Ronaldo... e que ainda por cima ficam lá sozinhos a dizer asneiras de cada vez que ele se desloca à “Cova da Irina”, em romagem de saudade e profissão de sentida fé.

Haja pachorra!!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Essa sim... seria uma lei e tanto!


Assunção Cristas, a “be(a)ta” do CDS que faz de ministra da agricultura e pescas e desfolhadas e descamação de peixe e caldeiradas e vinho em barda e lançamento de foguetes e apanha das canas... pariu uma ideias sobre a limitação de gatos e cães em apartamentos.
E para quando uma lei, ainda mais dura e restritiva, de limitação do número de feras necrófagas, como hienas e abutres... dentro do Governo do país?

Saúde Pública – Não os deixem morrer! Não os deixem morrer!!!


Nas vésperas de mais um corte de 300 milhões de euros no orçamento do Serviço Nacional de Saúde, para além dos cortes feitos anteriormente e a que se somam os sucessivos cortes nos ordenados, subsídios, aumentos de impostos e tudo o mais que as mentes porcas dos nossos governantes se lembram para encher os bolsos aos seus donos à custa da espoliação dos portugueses mais indefesos... diz-me a notícia que o "Governo vai analisar doenças dos portugueses".
Dizem eles que é para ver se há uma qualquer relação entre a crise, a degradação dos cuidados de saúde, a queda do poder de compra dos portugueses... e a evolução das suas doenças.
Diria eu que é para testarem até onde é que os portugueses aguentam mais cortes e mais austeridade... sem começarem a cair como tordos e deixarem de render uns milhões todos os dias com a sua força de trabalho.
A História está, infelizmente, salpicada de outros exemplos de torcionários que também faziam questão de não deixar morrer os torturados, não por qualquer espécie de humanidade ou preocupação com a sua saúde, tampouco com a sua vida ou morte... mas para satisfazerem a tara de poderem torturá-los nem que fosse apenas por mais umas horas!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

EUA – Com amigos destes...


O sonso que faz de Presidente dos EUA, enquanto se borra de “respeito” pela NSA, pela associação dos portadores de armas, pelo Bible Belt, pela“Wall Street, pela banca, pela própria sombra... diz, hipocritamente, que as evidentes escutas criminosas e continuadas a milhares de cidadão do mundo, incluindo presidentes e primeiros-ministros “amigos”... são «suposições».
Também eu suponho que muitos daqueles que supuseram que Obama era a “salvação” da civilização ocidental, já sevem supor que as suas esperançosas suposições não passaram disso mesmo.
Seja como for, a parte abjecta da notícia, que aqui anexo, não é a já requentada certeza de que os serviços secretos norte-americanos, ilegalmente, escutam quem querem, quando querem e durante o tempo que querem. Não! A novidade é a desfaçatez com que, sabendo-se que, de forma continuada, escutaram governantes da Espanha, da França, a presidente Dilma Roussef do Brasil, e tantos, tantos, tantos outros... os responsáveis de Washington, como esta “democrata” de que nos fala a notícia (até agora uma alegre defensora da espionagem e das escutas)... acharem que escutar Angela Merkel é que é inaceitável.
Quão canalha, prepotente e arrogante tem que ser um regime, para tão descaradamente hierarquizar os seus “amigos” e “aliados”, deixando bem claro para quase todos... que não valem uma pouca de merda na escala de valores da Casa Branca?

Paulo Portas – Nem tanto é preciso, cos diabos!!!


O irrevogável Portas diz que «no pós-troika, antes celta do que grego».
Depende! Se estivermos a falar de música, o meu coração inclina-se, indiscutivelmente, para os celtas. Já se estivermos a falar de yogurtes... o caso muda de figura!
Diz ainda o incansável desenhador de linhas vermelhas furiosamente inultrapassáveis... que «Podemos estar a oito meses de uma vida melhor».
Isto já é mais “preocupante”! Se o homem está a pensar contribuir para o acontecimento, sei lá... atirando-se do Viaduto Duarte Pacheco (na imagem, novinho em folha, nos primeiros anos da década de 40 do Séc. XX)... haja alguém que lhe diga que, para além de ser uma atitude excessivamente radical... é perfeitamente inútil.

A menos que ele convença todo o governo

a fazer-lhe companhia...

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

António Costa – Na verdade...nada de novo!


Ora aí está uma notícia que, embora cheia de significado, não altera nenhuma das minhas convicções em relação a António Costa!
Na verdade, se eu votasse em Lisboa, Costa nunca teria tido o meu voto para a autarquia, nem a minha presença nas várias aparições públicas da sua comissão de “honra”, por mais que isso seja “charmoso” e, provavelmente, proveitoso.
Na verdade, e com muita honra... se votasse em Lisboa teria o meu candidato!
Na verdade, se alguma vez António Costa se decidir a ser candidato a PR... na falta, hipotética, de um candidato com quem me identifique... não votarei! (o meu médico recomendou-me o corte total na ingestão de sapos)
Na verdade, se António Costa fosse politicamente digno, já se teria rebelado contra a indignidade de participar, há anos, naquele travesti de debate plural, que dá pelo nome de “Quadratura do Círculo”, onde ele e os representantes do PPD e do CDS não se coíbem de, semana após semana, dizerem tudo o que lhes vem à cabeça sobre os comunistas, as suas propostas e ideias... mas, cobardemente! Sem a presença de nenhum destes! Sem contraditório!

Portugal/Angola – Vida difícil...


Por mais insólito que pareça, continuam a existir em Portugal governantes, empresários e donos de jornais e televisões, convencidos de que os “pretos de Angola” ainda vivem em cubatas, não têm acesso a internet, nem jornais, nem televisão... nem têm representantes em Lisboa, nem telefones... e, sobretudo, que são dirigidos por governantes a quem ainda basta, como se usava há alguns séculos, oferecer umas bugigangas mais ou menos brilhantes, para que se curvem e digam “sim, patrão!, sim, patrão!”.
Só isso pode explicar a imbecilidade dos membros do governo português que, perante a visível irritação do senhor todo poderoso de Angola e a gravidade da situação, optam por “desvalorizar” a crispação entre os dois países. Só isso pode explicar a imbecilidade - bastante insolente, diga-se! - deste notícia de um grande semanário que exibe este título desrespeitoso:
Amaciar!!! Não é um belo conceito? Lembra imediatamente passar a mão pelo pelo, ou intrujar, ou paternalismo sonso, ou pagar umas “luvas”... ...
Infelizmente, a verdade é que a crispação existe mesmo, tal como existe, de um lado e do outro, muita gente disponível para passar e deixar passar a mão pelo pelo, para receber e pagar “luvas, para intrujar e deixar-se intrujar.
Toda esta reflexão vem a propósito de uma notícia que nos leva de novo ao título desta prosa, notícia que nos dá conta de que a vida está muito difícil, até para os relativamente grandes, por aquelas bandas africanas... desde que estes não sejam membros da família mais chegada, ou amigos indiscutíveis do Presidente.
Basta ver o triste caso deste general angolano que por ser, apenas, casado com uma sobrinha de José Eduardo do Santos, já não pode aspirar à “nata” dos negócios que estão reservados, por exemplo, à “herdeira” Isabel dos Santos... tendo que se contentar – o infeliz! - com a lavagem de uns dinheiros sujos, no estrangeiro, e à abjecta actividade do tráfico de mulheres.
As autoridades brasileiras, segundo parece, não tiveram dúvidas em acusar o general, que tem neste momento um mandato para a sua captura... o que me deixa a seguinte dúvida, que parece legítima:
Eduardo dos Santos vai também fazer um discurso em que deixa cair a “parceria estratégica” com o Brasil? E se algum dos seus familiares miraculosamente endinheirados, ou um qualquer dos seus generais (alegadamente) corruptos se deixar apanhar na China?!!!
Aí... a coisa começará a complicar-se muito!!!

domingo, 27 de outubro de 2013

Pérolas... ou “que se lixe (este) jornalismo”




Fui convidado a comparecer no palco desta manifestação organizada pelo colectivo “Que se lixe a Troika”, para partilhar uma ou duas canções com os presentes, mas, infelizmente, tal não me foi possível... o que para algumas pessoas mais sensíveis de ouvido pode bem ter sido um alívio.
As manifestações não se medem pelo comprimento, mas sim pela intenção e sinceridade dos manifestantes. Assim sendo, não ficarei para aqui a comparar “tamanhos”... quanto mais não seja porque a pré-adolescência “curiosa” já lá vai há muitas décadas.
Arruma-se assim a questão da justeza de motivos que levaram um razoável número de pessoas a sair à rua, exigindo a queda do governo e a partida da troika.
Se tivesse podido ir a Lisboa e encontrasse na manif alguns dos que, insolentemente, tentaram denegrir os participantes na última manifestação da CGTP, faltando ao respeito a muitos milhares de trabalhadores que ali se deslocaram, atravessando a ponte em autocarro, sim!, mas depois fazendo uma grande manifestação, à chuva, sem arredar pé... provavelmente acabaria por nem fazer deste tema um grande caso, apesar do pouco tempo que houve, entre as duas datas das manifestações, para “digerir” essa insolência que, vinda daquela meia dúzia de "híper-mega-super-maxi revolucionários" que tem por missão primeira, há muitíssimos anos, a luta directa contra o PCP, a CGTP e os comunistas em geral... acaba por inquinar as relações destes com os muitos que, sinceramente, são independentes e apartidários, sem serem anti-partidos, ou mesmo anti-comunistas.
Do que vi – e aplaudo – não tenho muito mais a dizer, já que tudo me chegou filtrado pelo crivo, ora imbecil, ora mal intencionado, de um bando de “jornalistas” que as chefias das redacções dos jornais e televisões “lançaram” aos manifestantes.
Ali ouvimos, pela boca de uma “jornalista”, que as velhas e por demais conhecidas “palavras de ordem”, ficam a ser conhecidas como “gritos de ordem”.
Seja lá isso o que for!
Um outro, queria à força que uma manifestante admitisse que não havia alternativa com “os políticos que temos”. Como a manifestante não lhe fez a vontade, respondendo repetidamente que sim, há alternativa, mas que as pessoas ainda não tem coragem ou cultura política para votar nessas alternativas... o “jornalista” terminou a entrevista bruscamente, visivelmente enxofrado.
É sempre um grande aborrecimento, quando a realidade não se encaixa na estória que um “jornalista” quer contar.
Outra, perguntou a Carlos Carvalhas, ex-secretário-geral do PCP, se era a primeira vez que vinha a uma “manifestação não política”.
E lá ficou o Carlos Carvalhas a fazer o esforço de lhe explicar que não estava de todo a ver como é que uma manifestação em que se pedia a queda do governo e o “lixanço” da troika... não era uma manifestação política.
Outra, perguntou ao Arménio Carlos, líder da CGTP, se era a primeira vez que vinha a uma manifestação não convocada pela CGTP.
E lá ficou o Arménio Carlos a tentar convencê-la de que não... que, pessoalmente, tinha vindo a todas as manifestações organizadas pelo colectivo “QSLT”.
Outro, relatava a presença de muitas centenas de pessoas... e muito jovens.
Ora, toda a gente sabe que os jovens não são bem pessoas.
Outra, perguntou a uma jovem que se queixou de estar a trabalhar a troco de 150 euros, tendo duas licenciaturas e falando mais não sei quantas línguas para além do português... se no círculo de amigos da jovem mais alguém sentia essas dificuldades.
Sabendo-se que o desemprego jovem anda pelos quase 50% e dadas as evidentes opções ideológicas da “entrevistada”, que chances pensou a “jornalista” que haveria de o seu círculo de amigos ser composto apenas por jovens com belos empregos e muito bem pagos?
Outro, conseguiu arrancar a um manifestante uma sonora declaração: «estes governantes e senhores da troika deviam ser julgados, condenados e presos».
Por um verdadeiro milagre de interpretação, o “jornalista”, sem pestanejar, informou-nos na passada: Este manifestante defende o julgamento... dos políticos!
Isto podia estender-se por mais não sei quantos parágrafos, mas, para além do texto ir já muito longo, estou inquieto para voltar aos chefes de redacçãodos jornais e televisões... e deixar três perguntas simples:
1. Estes “novos jornalistas” são apenas ignorantes, ou serão mesmo assim tão estúpidos?
2. Os chefes de redacção atiram estes “jornalistas” para a rua com o fim tortuoso de lançar a confusão no público... ou apenas para se livrarem deles por umas horas e descansarem desta incontinente regurgitação de asneiras?
3. Haverá mesmo uma terceira explicação para este “jornalismo”?

sábado, 26 de outubro de 2013

JSD - Um bando de garotos



Entre o ponto “A”, onde estão aqueles que consideram, sem reservas, que os homossexuais, sejam homens ou mulheres, são cidadãos e cidadãs de pleno direito... e o ponto “Z”, onde estão aqueles outros que acham que os mesmíssimos homossexuais deveriam ser queimados em pilhas de lenha no pelourinho da aldeia, ou consumidos em fornos crematórios, há todo um mundo de estados de alma, pontos de vista, opiniões fortes, fanatismo religioso, ou puro e simples preconceito medieval e homofobia.
co-adopção por casais do mesmo sexo, pela singeleza, justiça e transparência do seu conceito, não deveria, nunca, estar sujeita a quaisquer destes “estados de alma!
Apenas um exemplo entre muitos possíveis:
Consideremos o caso de uma mulher casada com um homem - e já com uma filha desse casamento – que fica viúva.  Vamos supor que, por uma infelicidade da vida, já não tem pais ou sogros e fica sozinha com a sua criança de, digamos, um ano de idade. Vamos supor que, passado algum tempo, ela se apaixona novamente, mas desta vez por outra mulher. Vamos supor que elas vivem felizes, como família que são, durante dez anos... mas que ao fim desses dez anos a mãe biológica da criança, morre.
Se a criança, agora já com onze anos, não tiver sido co-adoptada pela companheira da mãe, ficará no mundo sem pai, sem mãe, sem quaisquer avós. Será arrancada dos braços da mulher com quem viveu toda a sua vida, pela qual foi amada e que a ajudou a criar, a sustentar, a educar... e será atirada para um orfanato qualquer, ficando à mercê da sorte.
Os garotos da JSD (para embaraço, diga-se, de alguns membros da bancada do PSD e do CDS, mas para gáudio dos restantes), por puro ímpeto reaccionário e apenas para se divertirem com um truque “legal”, impediram a votação final da lei da coadopção. Dizem os garotos da JSD que querem um referendo sobre o assunto. Como se não soubessem, à partida, qual o resultado que as beatas, a padralhada e a reaccionarite geral daria a um referendo sobre este tema. Como se fosse justo que os direitos de uma minoria possam depender da vontade da maioria... quando se sabe do preconceito, quando não é mesmo ódio, que essa maioria tem pela minoria em causa! Como se fosse legítimo esperar que as maiorias sejam capazes dos avanços civilizacionais capazes de romper com o preconceito e as trevas.
É como esperar que vários milhões de cidadãos inventassem e manufacturassem a primeira lâmpada... enquanto Thomas Edison se limitasse a ficar sentado... à espera de usufruir da fantástica invenção!
E assim se pode ver uma criança sozinha no mundo, de um dia para o outro, transformada em “filha de ninguém”... por culpa de um pequeno punhado de "filhos da puta"!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Portas... é “mara”!!!


O “guião” do Portas foi, pela enésima vez, procrastinado! Como vem sendo desde o princípio dos tempos... pronto, vá lá... do princípio do ano. Desta vez é para a próxima quarta-feira.
Compreensivelmente, já há quem faça apostas avultadas sobre o grau de “irrevogabilidade” de mais esta “linha vermelha” do patusco ministro do CDS.
Como o guião do Portas é apenas uma tentativa manhosa de “oficializar e justificar” os crimes que o governo de Passos e do próprio Portas tem cometido contra o país e os portugueses quase todos... tanto me faz que saia, como não saia.
Uma coisa lhes agradeço, no entanto: a oportunidade de usar, pela primeira vez neste blog, a palavra...

“procrastinado”

Soares dos Santos - Botas cardadas... com cobertura de “lã”


O híper-merceeiro do Pingo Doce optou, há algum tempo, por abrilhantar o seu negócio a retalho com a contratação por grosso de figuras (supostamente)muito cultas e (pretensamente) famosas, que vão dando um ar “intelectual” às mais valias das hortaliças, das conservas, ou do rodovalho fresquinho.
Esta espécie de coberta de bolo intelectualóide, onde facturam figuras como António Barreto, Zita Seabra, ou a nova “Supico Pinto” do Banco Alimentar, serve para acompanhamento e tempero das atoardas pseudo-democráticas com que o merceeiro Soares dos Santos disfarça as “botas cardadas” com que, na realidade, anda pela vida.
Assim, por cada fuga de impostos para a Holanda, ou por cada provocação fascista no 1º de Maio, o dono do Pingo Doce bolça umas teorias sonsas sobre o progresso, o bem estar, a justiça, a produtividade, o diabo que o carregue.
Outras vezes... mistura tudo. Como agora:
Mai’ nada!!! Eleições para quê, se o senhor Soares dos Santos já decidiu a composição do governo e, sobretudo, para as opções políticas do país nos próximos 10 anos, independentemente dessa coisa verdadeiramente exótica que é a vontade dos cidadãos?
Para não se perder nada, a coisa poderá ser mesmo feita recorrendo à seguinte técnica extremamente aliciante para a “ralé” e de um fino recorte “democrático”:
Os eleitores vão fazer compras às mercearias do senhor Soares dos Santos, declaram na caixa a sua intenção de trocar o voto por pontos a acumular no “Cartão Poupa Mais”. Os pontos são depois trocados por compras a fazer (exclusivamente) no Pingo Doce... e o senhor Soares dos Santos, uma pessoa que, como se pode ver, sabe das coisas... vota por todos nós!
Passaríamos a ter governos (finalmente!) assumidamente resultantes de arranjinhos patrocinados pelos donos das cadeias de super-mercados, bancos e agiotas internacionais.
É esse o “maravilhoso mundo novo” com que sonham todos os híper-merceeiros e demais capitalistas e oportunistas da casta repelente deste Soares Pingo “Duce” dos Santos
Felizmente, outro mundo é possível!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ordem dos Advogados – Bem em cima do acontecimento!!!




Depois de um "estudo" que teve a duração de mais de sete anos, o Conselho Deontológico da Ordem dos Advogados retirou a licença de advocacia a Vale e Azevedo. Dizem que o homem «não possui idoneidade moral para o exercício da profissão». Acrescentaria eu que o facto de estar (e ir continuar) na prisão, também não ajuda por aí além.
Os meus conhecimentos sobre os segredos da advocacia e os meandros da arte de presidir aos destinos do Benfica, equiparam-se numa única coisa: a nulidade! Assim sendo é-me muito difícil “dizer coisas” sobre a decisão dos senhores Conselheiros. Mas, convenhamos, pelo menos uma evidente qualidade pode ser-lhes gabada:

A grande pooooon – deee – raaa – çããããoooo...

Ministra das Finanças – Uma promessa “cândida”...



A senhora ministra das Finanças promete... pronto, vá lá... insinua, quase promete... uma descida de impostos para 2015.
Huuuum... 2015... 2015... 2015... este número está a fazer soar uma espécie de campainha... acho que há uma coisa qualquer programada para 2015... ah! Já sei! É ano de eleições legislativas!!!
Decididamente, alguém devia dizer à senhora ministra que, apesar de ter aquela cara de “anja” da Lapónia, deitar pela boca fora estas frases tão “deliciosamente cândidas”... é estúpido!
Compreende-se o receio da quadrilha governamental em enfrentar eleições legislativas... mas no caso particular da senhora ministra das finanças, não vejo porquê. A dar-se o caso provável de ser o PS a ganhar as eleições, a senhora dona doutora Maria Luís Albuquerque pode sempre  voltar a trabalhar num governo do Partido Socialista!
Poderia não ser como ministra, mas, mesmo isso, não é de descartar!!! O PS já antes deu emprego como ministro, em vários dos seus governos, a um ex-ministro** do regime fascista*.
* Antecipando as possíveis observações no sentido de me fazer ver que o “marcelismo” foi um fascismo light... respondo que as minhas costas (e as de muitos, muitos outros!) ainda se lembram muito bem de que não era assim.
** Antecipando as possíveis observações no sentido de me fazer ver que o ministro em causa até era, como afirma a Wikipedia, um “defensor da democratização” e que esta minha alusão ao seu nome, apelidando-o de ministro do fascismo, é uma falta de respeito... respondo que não! Tenho respeito para dar e vender! Só que não sobra muito para os membros dos governos de Salazar e Marcelo Caetano. Quando aos supostos “defensores da democratização”, prefiro aqueles que defenderam não a “democratização” do salazarismo e do marcelismo, mas sim o seu derrube, a conquista da democracia e da liberdade, pagando, muitos deles, bem caro por isso... e que o fizeram, consequentemente e sem descanso, onde deviam: na oposição!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O protocolo


Os jornais, sempre atentos às coisas “realmente” importantes, dizem-me que o bebé real britânico vai ter sete padrinhos… o que é uma sorte para ele. À cautela, a dar-se o caso de os sete padrinhos não lhe servirem para nada na sua terra… pode sempre fazer uma carreira fulgurante na “nossa” JSD. Depois, quem sabe…
Seja como for, começo a ficar farto das notícias recorrentes sobre o facto de os príncipes da casa real britânica (o novo Papa também é algo atreito) estarem, volta que não volta, a “quebrar" o protocolo.
E depois? Qual é o drama? Não são ricos, balhamedeus?!

Comprem outro!!!

Um dedo para o Cerny


Deixando e lado as considerações estéticas e artísticas, assim como de bom ou mau gosto... o artista David Cerny (diz-se “cherni”... como se fosse um alentejano a chamar o Durão Barroso) poderia ter escolhido várias oportunidades para “erigir” a sua obra provocatória em frente à sede do poder do seu país, a República Checa.
Poderia ter dedicado o seu “dedo” à corrupção dos governos de direita, ao desemprego, à maior recessão da Europa Central, à profunda crise provocada pelo capitalismo selvagem com que os “herdeiros” da crise dos países do campo socialista pensaram poder apagar da História uma ideia de sociedade que (expurgada dos tremendos erros que levaram à sua derrota) continua, nas questões que se prendem com a justiça social, a cultura e a própria civilização, anos-luz à frente da barbárie capitalista que a substituiu.
Cerny teve anos para apontar este dedo aos corruptos e vendidos que há anos vêm arruinando o seu belo país. Não o fez. Decidiu fazê-lo agora porque, diz ele, «está horrorizado» com a possibilidade de os comunistas, ainda que apenas na forma de um acordo governativo com os sociais-democratas e numa posição minoritária, poderem voltar à esfera do poder, atendendo aos valores das intenções de voto no Partido Comunista divulgados nas sondagens publicadas em vésperas de eleições. 

Claro que o artista Cerny deve estar certo... e os quase 20% de eleitores que anunciam a sua vontade de votar comunista é que estão errados. Claro que não haverá jornal da família do "Público", ou televisões da mesma estirpe, que não lhe dêem razão.
Claro que o Cerny está no seu direito... tal como eu me sinto no direito de lhe dedicar, também, o meu dedo bem esticado. Menos monumental, menos roxo, menos mediático... mas com uma imensa sinceridade!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por vezes...


Por vezes parece exagerada a minha indisfarçável (e impotente) ira contra os burgessos sentados em carrões estacionados “em cheio” nos lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, enquanto esperam que a mulher volte com as compras.
Por vezes, quando esses veículos estão vazios, vou pensando que até pode ser que dessa vez possa ser verdade... até ver regressar a família inteira, cada um com os seus saquinhos de compras nas mão e nenhum sinal de “deficiência”... que não seja a evidente deficiência de carácter.
Por vezes apetece-me colar nesses automóveis (com uma cola bem forte e que arruíne a pintura) várias folhas A4 a dizer que “a falta de civismo e a selvajaria não são consideradas deficiência!”
Por vezes dizem-me que sou um exagerado... e que algumas dessas pessoas podem ter feito isso apenas por distracção.
Por vezes... desgraçadamente, a realidade dá-me razão. Como é o caso deste verdadeiro monte de esterco em forma de “senhora”, de que nos dá conta a notícia deste recorte de jornal.

“Ó pra nós tão democratas!”... ou de como um título extremamente comprido pode substituir aquilo que, a não ser assim, acabaria por ser uma longa lista de adjectivos muito desagradáveis, provavelmente, até, envolvendo as coitadas das mães dos senhores ministros e senhoras ministras e respectivos secretários e secretárias...


Se andássemos à procura de argumentos para classificar a política deste governo como “fascismo económico” disfarçado de folclórico “capitalismo de casino”... basta atentarmos a esta atitude própria de hienas que é a exigência da devolução de parte dos subsídios de desemprego e doença, pagos sem os cortes por incompetência dos serviços, “compensada” pela novidade de se estabelecer um prémio chorudo para sortear entre os cidadãos que peçam as estimadas facturazinhas... nem que seja de um chá e de uma queijada, como vi há dias.
Se andássemos à procura de argumentos para classificar o próprio governo como um bando de aprendizes de fachos, revanchistas, autoritários e, sobretudo, mesquinhos, bastava atentar para a fantástica notícia que nos diz ter sido o Tribunal Constitucional, a única instância superior com corte no orçamento.
Francamente... o que é que se pode chamar a esta gente,
sem descer ao seu miserável “nível”?

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

José Sócrates – Como sempre se suspeitou que ele fosse realmente!


Quebrei uma tradição que seguia há anos com grande disciplina: não ligar peva à edição em papel do semanário “Expresso”. E tudo por causa do aperitivo que a comunicação social decidiu servir ao divulgar, antecipadamente, a frase de José Sócrates «sou o chefe democrático que a direita sempre quis ter», retirada de uma grande entrevista, a sair no Sábado passado e que me despertou alguma curiosidade. Saiu! E “valeu” a espera! Assinalo apenas algumas das várias frases que a própria redacção do jornal decidiu destacar:
Sobre o ministro da Finanças alemão: Aquele estupor do ministro das Finanças, o Schauble, todos os dias esse filho da mãe punha notícias nos jornais contra nós...
Sobre a sua própria moderação: Aos idiotas que andaram apaixonados por coisas que tiveram que negar faz-lhes muita impressão um tipo que sempre foi a merda de um moderado! ”
Sobre os históricos do PS: Aqueles gajos que se achavam a aristocracia pensavam que eu tinha que ir lá pedir, pedir se podia, pedir autorizações. E eu pensei, raios vos partam, vou vencer-vos a todos! E foi o que fiz. ”
Sobre Santana Lopes: Na televisão, insinuou num debate que eu era homossexual, queria que eu dissesse que era, era isso que ele queria. O bandalho! ”
E de entre estes retalhos de uma bem longa entrevista, aquele que, decididamente, prefiro: Não sinto nenhuma inclinação para voltar a depender do favor popular. ”
Faz ele muito, muito, muito, mas mesmo muitíssimo bem!
Seja como for... e sem prejuízo das apreciações que os leitores possam fazer depois da leitura integral da entrevista, se acidentalmente tiverem acesso a ela... parece-me que a coisa é oficial.

O homem ensandeceu!

Cavaco Silva – Eina ca ganda “presidente” da República!!!


Segundo leio, o emplastro que faz de presidente da República diz que a decisão de pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização do Orçamento de Estado depende dos cálculos que ele ainda está a fazer... sobre «os custos» dos eventuais chumbos.
Depreende-se, então que, para o injustificável emplastro instalado em Belém, se as normas anti-constitucionais ficarem “carotas”, então viva o Orçamento de Estado ilegal... e que se f*** a Constituição da República que ele jurou cumprir e fazer cumprir.
Fica-se a saber (já se sabia!) que para o miserável emplastro instalado em Belém há uma certamente longa lista de interesses e “custos” que estão acima da Constituição do país!
Confirma-se também (como se ainda fosse preciso!) que o emplastro é um ser espessamente estúpido, já que, como bem devia saber, se não pedir a fiscalização do Orçamento, alguém a pedirá... e depois os tais “custos” serão ainda mais elevados.
Eina ca ganda “presidente” da República!

*** As minhas desculpas... pelo inédito recurso a uma língua tão estrangeira!

domingo, 20 de outubro de 2013

Ponte 25 de Abril – Confirma-se a "desolação"


A "desolação" que se perfilava no horizonte, confirmou-se. Ainda que eu deva, por uma questão de honestidade intelectual, afirmar mais uma vez a minha preferência pela primeira versão que estava projectada para a manifestação de Lisboa. Ainda que eu queira saudar todos os que compareceram nas duas grandes manifestações do Porto e Lisboa. Posto isto... os “desolados” são vários:
Os abutres candidatos a falcões neo-fascistas que resolveram encomendar pareceres que justificassem a repressão à travessia da ponte, em marcha a pé, viram a sua proibição ilegal justamente denunciada como um crime contra a democracia... e a manifestação a acontecer... apesar de tudo.
Os “super-hiper-maxi-mega-revolucionários” que (como entretanto já li nas redes sociais e blogues) foram seguindo a “traição” da CGTP, mas a partir de casa e pela televisão, arrotando postas de pescada sobre a falta de gente, o revisionismo, o legalismo, a falta de “derrube do governo já!”. Alguns, foram mesmo deixando no Facebook “revolucionárias” promessas de que «quando for para derrubar o governo... lá estarei!»
Até os jornalistas não conseguiam esconder a sua tristeza por não haver bloqueio da ponte, não haver nenhum autocarro atravessado, não se dar nenhum acidente.
Em suma, foi “desolador” não haver ninguém “a pôr-se a jeito” para (nem que fosse acidentalmente) ser o novo Luís Miguel... e ser baleado, como esse outro foi, enfrentando um futuro em cadeira de rodas, paraplégico, para o resto da vida.

sábado, 19 de outubro de 2013

Claro que os “governantes” portugueses, mais uma vez, agacham-se e mostram “as partes”...


Mais uma vez, os grandes bancos a deixarem bem claro que os seus lucros e interesses em geral, estão muito acima da Constituição dos pequenos países. Pela voz dos seus lacaios em Bruxelas, como é Durão Barroso. Ainda que, logo a seguir, tentem esconder a mão com que atiraram a pedra. Adoraria ver estes pobres palhaços ricos a endereçarem recados destes ao Tribunal Constitucional alemão!
Claro que se agora eu dissesse o que penso sobre estes repetidos "atropelamentos" ao trabalho, à dignidade e à independência do Tribunal Constitucional português, o que penso sobre estas repetidas faltas de respeito pela Constituição de um país e se, sobretudo, dissesse o que penso sobre Barroso, a Comissão Europeia, sobre a nossa permanência na Zona Euro… e até na própria União Europeia… seria imediatamente classificado como radical, para além de extremamente malcriado.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ministra das Finanças – Uma ideia “luminosa”


Alguém, na fábrica de “ideias” do governo, teve a ideia “luminosa” de enfiar a ministra Maria Luís Albuquerque na televisão a tentar defender o indefensável.
Foi uma pena o José Gomes Ferreira que a entrevistou ser este e não o outro... que teria, certamente, uma coisas bem mais interessantes para lhe dizer. Provavelmente, fora do contexto orçamental... mas muito mais interessantes!
Esteve a segundos de se comparar aos milhares de portugueses que vivem com o ordenado mínimo nacional... o que teria sido um fantástico incentivo a que todos, desempregados, pensionistas, trabalhadores pobres apesar de terem emprego e tantos, tantos outros, tivessem "peninha" dos membros do governo.
Isto prova que nem todas as ideias “luminosas” são, efectivamente, dignas do nome!

Passos Coelho – Vendedor da "TV Shop"?


Ontem, por três vezes, passei à frente de aparelhos de televisão que estavam a repetir a imagem do manequim espantalhado fugido da Rua dos Fanqueiros e que dá pelo nome de Pedro Passos Coelho, falando no México, país onde foi “respeitosamente” recebido com uma bandeira “portuguesa” inventada.
De todas as vezes tive a ventura de não ouvir o que o crápula dizia, mas as televisões tiveram a muito discutível amabilidade de ter nos ecrãs, em texto, uma espécie de resumo do assunto. Citando de memória, era mais ou menos isto:
“PM convida Presidente mexicano a interessar-se pelas próximas privatizações em Portugal”
E pronto! É esta a triste figura que “fazemos” no estrangeiro! Como não bastava saber-se que temos um primeiro ministro vendido... sempre que este abre a boca, é para vender mais uma parcela do património nacional.
Sempre desejando ver o lado bom das coisas... chamo a atenção para os gestores da “TV Shop”, dos trens de cozinha da já estafada salazarista Filipa Vacondeus, dos fabricantes de enciclopédias a metro, da "Tupperware", dos cosméticos “Avon”, mais os outros que se dedicam às vendas porta-a-porta, pelo correio e na televisão... e que agora não me ocorrem.
Contratem e levem o tipo, pessoal!!! Ele pode ser (e é!) um pedaço de esterco como governante, mas como vendedor é imparável... e, como se pode ver mais uma vez e pelo tema deste texto, não tem um pingo de vergonha na cara.
Ao país não serve para nada... mas pode fazer a vossa fortuna!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cavaco e Soares – Ai estas memórias!...



«Mário Soares deve continuar a merecer o nosso respeito» - diz Aníbal Cavaco Silva respondendo às tão ternurentas caneladas que lhe endereçou o ex-Presidente. Sobre isto, apenas alguns reparos:
1. Espero que Cavaco esteja a referir-se apenas à sua família e amigalhaços... pois não me lembro, para além de não ter votado nele, de o ter mandatado para dizer por mim o que penso ou deixo de pensar sobre Mário Soares.
2. Para quem aponta o dedo, na sua resposta, a tantos “esquecimentos” de Soares... é estranho que Cavaco se tenha “esquecido” de não foi apenas depositante do BPN, não senhor! A sua “relação” com o universo SLN/BPN incluiu aquela compra de acções a preço de favor, vendidas pouco depois com um lucro até hoje inexplicável.
Isto não faz de mim um compincha de Mário Soares, mas também acho que Cavaco deveria ser um poucochinho mais incomodado pela falcatrua que tenta “esquecer” e fazer esquecer!


Ponte 25 de Abril – Desolação...


Não... esta “desolação” não tem nada que ver com o facto de a manifestação do próximo sábado ter mudado de lugar, por a CGTP não se ter deixado enredar na provocação que estava já programada e montada (ninguém me convencerá do contrário!) para transformar a marcha sobre a ponte numa coisa que se viraria contra os trabalhadores... se não fosse mesmo numa tragédia.
Também não é – não pode ser! – desolação para os manifestantes que estão a pensar comparecer nas grandes acções de protesto convocadas pela central sindical.
Primeiro, porque a manifestação continua convocada e, se possível, com ainda mais razões para mobilizar milhares de mulheres e homens, seja pela ilegalidade arrogante e provocatória da proibição, seja pela enormidade do agravamento da austeridade que aí vem.
Segundo, porque a alteração de um elemento do itinerário de uma manifestação de massas, não pode ser só por si desoladora, por mais simbólico que esse itinerário seja... já que uma manifestação desta natureza não é uma festarola nem um divertimento.
Mas há, certamente, muitos que estão desolados. Só para apontar alguns...
1. Aqueles que já estavam “contratados” para infiltrar a manifestação, sobre a ponte, e aí provocar sabe-se lá que acontecimentos... sabe-se lá de que gravidade.
2. O Governo e este ministro que não me custa nada imaginar de comprida gabardine de cabedal preto e botas de cano alto, a sair de um velho “Citroen V12” (mais os restantes adereços). "Vamos ser clarinhos!"... para usar as palavras do ministro. Este Miguel Macedo é uma bela imitação de fascista! Quanto mais não seja pelo desejo de vingança da humilhação que o povo lhes infligiu nas autárquicas. Quanto mais não seja para instalarem o medo, sabendo das grandes lutas, manifestações e greves que terão de suportar nos meses que lhes restam. Quanto mais não seja por estarem sedentos de algum sangue e quererem juntar ao seu currículo autoritário e fascistóide um massacre de pessoas desarmadas, durante uma manifestação. Talvez balear umas tantas. Talvez deixar algumas destroçadas para o resto da vida e em cadeira de rodas, como fez o seu antecessor Dias Loureiro a um jovem de Almada, numa manifestação contra um governo do PSD, há uns anos, exactamente na Ponte 25 de Abril.
3. Os hiper-mega-super-revolucionários do costume, sempre com a “revolução”... na ponta da língua. Sempre com a “revolução à la minute” pronta e para já... levada à cena nos sofás e nas caixas de comentários dos blogues e jornais.