terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma réstia de sol ao fim da tarde




Ontem à tarde passei acidentalmente pela frente de um aparelho de televisão a funcionar, um tipo de acidente de que saio, normalmente, com traumas múltiplos. Não desta vez! Numa “Grande Reportagem” da SIC Notícias, estavam a passar um interessante trabalho com crianças, uma espécie de entrevistas informais nos seus locais de recreio. Alguns dos miúdos, todos entre os seis a oito anos, pelo que me pareceu, eram absolutamente geniais.

Dissertavam sobre o mundo, o trabalho, os pais, o amor e a amizade... que no caso de um deles, especialmente em relação ao irmão, era «amor, paixão, amizade e maldade... tudo ao mesmo tempo», falavam dos futuros empregos (Quando fores crescido vais trabalhar? Não!!! Então assim, como é que arranjas dinheiro? Jogo à bola, como o Ronaldo!) falavam das diferenças entre os rapazes e as raparigas, falavam de dinheiro e da falta dele...

Subitamente, uma das mais faladoras, uma pérola de seis anitos com uma expressividade e brilho no olhar que a levarão longe, depois de declarar que «Se os crescidos estragarem o planeta, eu fico muito irritada!» - do que eu não duvido - resolveu pronunciar-se sobre o dinheiro... e os ricos:

«Acho que eles distraem as pessoas... e depois roubam-lhes o dinheiro todo!»

Seis anos!!! Não pude evitar lembrar-me da Mafalda do Quino... e não pude evitar ficar com uma certa inveja. Não, não é inveja dos seus seis anitos de idade. O que eu queria era ser sempre capaz de ver e interpretar o mundo com aquela limpidez de cristal.

8 comentários:

do Zambujal disse...

A limpidez... é isso.
Porque sem os olhos sujos das falsas certeza adult(er)as.

Grande 1 de Novembro (e não é o dia da criança... é só do bolinho!)

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Que bom aparecer assim uma réstea de Sol neste ambiente pesado em que vivemos!!!!!!!!

Um beijo.

trepadeira disse...

Aproveitar estas résteas de Sol antes que também no-las roubem.
Um abraço,
mário

jrd disse...

Essa menina merecia ter à sua espera, um mundo melhor e mais livre, mas é certo que vai crescer rigorosamente vigiada...
Abraço

César Ramos disse...

(...) Essa menina já nasceu com o dom da clarividência... ninguém lhe fará, o ninho atrás da orelha... isto é: não deixará que a distraiam!

Um abraço,
César

Fernando Samuel disse...

Como bem dizia o «outro», «o melhor do mundo são as criançs»...

Um abraço.

Maria disse...

... E a minha réstia de esperança habita nos olhos desta menina, ou na menina dos olhos clarividentes de quem - espero! - NUNCA se conspurque...

Maria Pereira

Dona Sra. Urtigão disse...

E a esperança que ela não termine por ficar contaminada pelos desejos de fetiches produzidos por nossa sociedade doente.